Futon

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Wikitext.svg
Este artigo ou seção precisa ser wikificado (desde julho de 2013).
Por favor ajude a formatar este artigo de acordo com as diretrizes estabelecidas no livro de estilo.
Futon japonês
Futon ou sofá-cama ocidental

Um futon (布団, futon) é um tipo de colchão usado na tradicional cama japonesa.

Os futons são baixos, com cerca de 5 cm de altura, e têm no interior algodão, ou material sintético. Vendem-se conjuntos no Japão que incluem o colchão (shikibuton), o edredon (kakebuton) e a almofada (makura). Estas almofadas enchem-se com feijão verde, trigo negro ou peças de plástico.

O futon é um tipo de acolchoado ou manta flexível o suficiente para ser dobrado e guardado durante o dia e utilizado à noite, com o objetivo de se poupar espaço. É formado por um shikibuton (inferior) e um kakebuton (acolchoado grosso).

A versão ocidental é baseada no original japonês com algumas diferenças: geralmente é colocado em uma madeira ou armação de metal, e sua estrutura lembra um sofá.

A fim de aquecer ou secar o futon, os japoneses utilizam um aparelho elétrico chamado futonkansōki (secador de futon), que força a entrada de ar quente no colchão.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Futon