Gaio-azul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde setembro de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)


Como ler uma caixa taxonómicaGaio - Azul
Cyanocitta-cristata-004.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Corvidae
Género: Cyanocitta
Espécie: C. cristata
Nome binomial
Cyanocitta cristata
Linnaeus, 1758
Distribuição geográfica
Amarelo: ReproduçãoVerde: todo o ano ResidenteAzul: Inverno
Amarelo: Reprodução
Verde: todo o ano Residente
Azul: Inverno
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gaio-azul

O gaio-azul (Cyanocitta cristata) é uma ave passeriforme e membro da família dos corvos (Corvidae), que é originária da América do Norte. É uma espécie adaptável, agressiva, e onívora.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O gaio-azul adulto mede cerca de 30 cm desde o bico até à cauda, e pesa aproximadaente 70-100g , com uma envergadura de cerca de 34–43 cm. A sua plumagem é azul na cabeça, no dorso, nas asas, e na cauda. O resto do seu corpo é branco-acinzentado com umas listas pretas na cara, nas pontas das asas, e na cauda. O bico, as patas, e os olhos, são pretos. Tem uma coroa de penas na cabeça, que pode elevar e abaixar de acordo do seu humor. Como nos outros pássaros de cor azul, a coloração do gaio-azul não deriva-se dos pigmentos, mas é resultado da refração da luz nas penas. Se uma pena do gaio azul é esmagada, a cor azul desaparece; a isto chama-se coloração estrutural.

Distribuição e Habitat[editar | editar código-fonte]

O gaio-azul vive unicamente na América do Norte, desde a parte meridional do Canadá até Texas e Florida. O seu alcance estende-se até as regiões áridas no oeste dos Estados Unidos. Multiplica-se em bosques, parques, e em áreas residenciais.

Comportamento[editar | editar código-fonte]

O gaio-azul é geralmente agressivo e afugenta as outras aves de locais onde há comida. Também tenta afugentar qualquer predador que tente aproximar-se seu ninho, até mesmo as aves de rapina e os humanos. Às vezes, o gaio azul rouba ovos e pintainhos dos ninhos de outros pássaros. Gaios jovens têm tendência a coleccionar objectos brilhantes, como tampas das garrafas, e pedaços de folha de alumínio. Em cativeiro, alguns gaios azuis podem aprender a usar ferramentas para obter comida.

Vocalização[editar | editar código-fonte]

A voz deste pássaro é muito variada, mas o som mais reconhecido é a sinal do alarme, a qual é um grito como o de uma gaivota. Usa este sinal com outros sons altos para afugentar os predadores, como os falcões. Os gaios azuis também usam muitos sons baixos entre eles para comunicarem entre si. Como outros córvidos, os gaios azuis podem imitar muitos sons, até mesmo a voz humana.

Dieta[editar | editar código-fonte]

Esta ave é omnívora e come quase qualquer coisa que possa obter, tal como sementes, grãos, frutas, bagas, insectos, pão, ovos, carne, etc. Um dos seus alimentos preferidos é a bolota.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

A temporada de criação começa no meio de Março e continua até o mês de Julho. Pode construir o seu ninho de paus, musgos, etc. em qualquer árvore ou arbusto, mas as perenifólias são preferidas. Os gaios azuis são monógamos. Ambos os sexos constroem o ninho e criam os filhotes; só a fêmea incuba os 4-5 ovos por 16-18 dias, mas o macho traz-lhe comida durante este tempo. Depois de 17-21 dias, os filhotes saem do ninho, mas todos os elementos da família viajam e procuram comida juntos até ao Outono.

Curiosidade[editar | editar código-fonte]

O personagem principal do desenho Apenas um Show, da Cartoon Network, Mordecai, é um gaio-azul de 1,80 m.