Monogamia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A monogamia acontece quando um indivíduo só tem um único parceiro durante um determinado período (monogamia em série). Este termo usa-se também para referir a existência de um único parceiro sexual durante toda a vida de um indivíduo. No mundo animal, este termo é usado para referir a prática de permanência com um parceiro com vista à reprodução sexual e aos cuidados parentais com os recém-nascidos.

Um estudo de Beach feito em 185 sociedades humanas aponta que menos de 16% restringem seus membros à monogamia, e só 5% inibe o sexo extraconjugal.

Grandes obras que abordam o fracasso da monogamia:


Em botânica, segundo o sistema de Linné, monogamia é uma das cinco ordens de plantas pertencentes à classe Syngenesia. Apresentam flores hermafroditas com os estames unidos pelas anteras. Apresenta os gêneros: Seriphium, Corymbium, Jasione, Lobelia, Viola e Impatiens.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]