Garça-azul-grande

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGarça-azul-grande
GBH with fish2.jpg

Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: ciconiiformes
Família: Ardeidae
Género: Ardea
Espécie: A. herodias
Nome binomial
Ardea herodias
Linnaeus, 1758

A garça-azul-grande (Ardea herodias) é uma ave da ordem dos Pelecaniformes da família Ardeidae. Possui cinco subespécies.

Características[editar | editar código-fonte]

Mede de 91 a 137 cm, seu peso varia de 2,3 a 3;6 kg, possui batidas de asa lentas e fortes e quando perturbado, da um chamado rude. Alimenta-se de peixes grandes, mas come animais de todos os tipos e tamanhos. Alimenta-se principalmente espreitando a presa, mas também alimenta-se nadando ou mergulhando. Geralmente é vista perto de barcos de pesca e de lagoas de criação de peixes. Pode alimentar-se durante todo o dia e na costa, seu horário de alimentação depende das marés.

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Uma garça-azul-gigante transportando material para construir ninho (Ilinois, Estados Unidos)

Começa a fazer seus ninhos no fim do inverno e início da primavera, entretanto em áreas de clima tropical podem aninhar em quase todo o ano. Eles aninham-se mais frequentemente em colônias pequenas. Os ninhos são quadrados, ficam em árvores altas com zonas aquáticas de alimentação perto e consistem de plataformas de galhos com 0,5 a 1 m. Põem de 2 a 7 ovos, aumentando do sul para o norte.A incubação dura aproximadamente 28 dias. A mortalidade é alta e apenas 1 ou 2 filhotes chegam a enpenar completamente.

Distribuição[editar | editar código-fonte]

Na época de reprodução vive em grande parte da América do Norte com exceção das montanhas altas e desertos,na América Central e em certas ilhas do Caribe e do Pacífico.Fora da época de reprodução vive no litoral e sul da América do Norte,Caribe,litoral do México,América Central,raramente até o Panamá,norte da América do Sul,alcançando até o Brasil.

Hábitos[editar | editar código-fonte]

Vive em uma variedade de ambientes, como pântanos de água doce e salgada,estuários, pradarias, campos agrícolas inundados e pastos, lagos, praias, bancos de areia em rios, pastos de terra seca e lagunas litorais.Gosta de ficar em água rasa e empoleirado em vegetação próxima.Pode alimentar-se tanto na água ou na sua margem.

Ligacões externas[editar | editar código-fonte]