Garcinia cambogia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Wiki letter w.svg
Por favor, melhore este artigo ou secção, expandindo-o(a). Mais informações podem ser encontradas na página de discussão. Considere também a possibilidade de traduzir o texto das interwikis.


Como ler uma caixa taxonómicaGarcinia cambogia
Garcinia morella - Köhler–s Medizinal-Pflanzen-063.jpg

Classificação científica
Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malpighiales
Família: Clusiaceae
Espécie: Garcinia

A garcinia cambogia é uma planta originária das florestas do Camboja, sul da África e Polinésia.[1]

Popularmente conhecida como Malabar Tamarindo ou Goraka, seus frutos são consumidos pelos nativos dessas regiões, como aromatizante, condimento e preservante de alimentos.[2]

Sua fruta é também usada largamente como moderador de apetite. Os resultados podem ser notados nas primeiras semanas de uso.

Em 1991 o extrato da fruta começou a ser usado comercialmente como auxiliar na redução do peso e combate à obesidade.[1]

Essa fruta contém, em sua casca, ácido hidroxicítrico (HCA), de composição similar ao ácido cítrico, ao qual se tem atribuído papel importante no metabolismo dos ácidos graxos, carboidratos e inibição do apetite ( RADOMINSKI, 2007).

Os constituintes com ação na obesidade são lactonas hidroxicítricas, HCA e glúcidos ( pectinas, predominantes na polpa do fruto). Relativamente à farmacologia, a sua ação laxante é devida à presença das pectinas ( ação emoliente). O HCA inibe a ação da ATP citrato-liase, fazendo um bloqueio parcial da síntese dos ácidos gordos. Igualmente diminui a conversão dos açucares em ácidos gordos, estimulando a neoglicogênese e reduzindo o apetite (JENA,2002).

Também contém em sua composição: antocianósidos, compostos fenólicos ( biflavonóides,xantonas, benzofenas), sais minerais em sua casca e é rica em fibras.

Pesquisas mostram a utilização da Garcinia cambogia para auxiliar na redução de peso. O mecanismo de ação pelo qual o HCA promove a diminuição da lipogênese, está relacionado com a inibição da clivagem do citrato, pela enzima ATPcitrato desidrogenase. Ao inibir a clivagem o HCA impede a liberação de acetil coenzima A, substrato necessário para a síntese dos ácidos graxos, gerando um aumento do glicogênio hepático, diminuindo assim o apetite e o ganho de peso ( MARTINS; MONTEIRO; PINTO,2006; SHARA et al., 2004). Quando as taxas de glicogênio estão altas, os receptores de açucar no fígado entendem que o organismo está saciado, informando isso ao cérebro. Além disso, o HCA estimula a liberação de serotonina, que aumenta a sensação de bem estar e reduz o apetite. A planta atua por mecanismos exclusivamente metabólicos, sem interferir no Sistema Nervoso Central.

Outra via metabólica de atuação do HCA está relacionada à redução da concentração plasmática de insulina, diminuindo a utilização de glicose pelos tecidos ( MURER et al., 2008)

Estudos indicam que o HCA reduz a síntese hepática de colesterol e de ácidos graxos, com redução dos níveis séricos de triglicerídeos e colesterol em ratos normolipidêmicos (CHEE et al., 1977; HAMILTON et al., 1997).

Referências

3. RADOMINSKI, R. O uso dos suplementos dietéticos no tratamento da obesidade . Rev. Abeso, São Paulo, ano 7, n. 29, mar. 2007. Disponível em : <http://www.abeso.org.br/revista/revista29/artigo_revisao.htm>. Acesso em : 10 set. 2007.

4. JENA, B. et al. Chemistry and biochemistry of hidroxycitric acid from Garcinia. J. Agric. Food Chem. 50 (1): p. 10-22, 2002.

5. MURER, C.C et al. Efeitos da Suplementação com Garcinia Cambogia em Desportistas. Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v.10, n.1,p. 5-11, abri.2008.

6.CHEE, H; ROMOS, D.R; LEVEILLE, G.A. Influence of (-)-hydroxycitrate on lipogenesis in chickens ans rats, J. Nutr., v. 107, p.112-119,1977

7. HAMILTON; J.G; AULLIVAN A.C; KRITCHEVSKY, D. Hypolipidemic activity of (-) hydroxycitrate. Lipids, v12,n.1,p.1-9,1977.

Ícone de esboço Este artigo sobre a ordem Malpighiales, integrado no Projeto Plantas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.