Gaspar Lopes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Barco a vapor no Rio Sapucaí (início do século XX).

Gaspar Lopes é um distrito de Alfenas,[1] que recebeu este nome em homenagem ao médico e político Gaspar José Ferreira Lopes, que exerceu a medicina em Alfenas, onde foi delegado de Policia de Higiene, Juiz de Órfãos, promotor, vereador, presidente da Câmara e prefeito. Posteriormente, foi eleito deputado estadual e senador, pelo estado de Minas Gerais. Em reconhecimento de sua dedicação política para com a cidade de Alfenas, a antiga estação de estada de ferro da “Rede Sul Mineira”, que fora inaugurada em 1897, passou a se chamar “Estação Gaspar Lopes”. Ao lado da estação foi se formando um povoado, que deu origem ao atual bairro de “Gaspar Lopes”.

Dessa estação, na segunda década do século XX partiam os vapores pelo Rio Sapucaí até o porto de Cerrito, em Carmo do Rio Claro, cento e cinco quilômetros ao norte, para levar e trazer mercadorias de Alfenas, a primeira cidade mineira a instalar fábricas de manteiga. Em 1940, ainda existia a navegação: os barcos, chamados "vapores", que saíam, às segundas e quintas-feiras, às seis horas da manhã para Cerrito, passando e parando pelos portos de Amoras, Campo Verde, Barranco Alto, Azevedo, Correnteza, Águas Verdes, Santa Rosa, Porto Ponte, Tromba e finalmente Cerrito. Às terças e sextas feiras, o vapor retornava para Fama. Grande porção desta região, entre as estações de Varginha[2] e de Jureia,[3] atualmente está na área inundada pela Represa de Furnas, composta pelo Rio Sapucaí, submergindo muitos trechos do antigo leito da ferrovia.

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

MAGALHÃES, Otávio Luciano Camargo Sales de. Freguesias Esquecidas-Cidades do Século XIX Que Nunca Se Tornaram Cidades - UFABC - Monografia - 2015.

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia de Minas Gerais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.