Gelado de fruta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita uma ou mais fontes fiáveis e independentes, mas ela(s) não cobre(m) todo o texto (desde outubro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando mais fontes fiáveis e independentes e inserindo-as em notas de rodapé ou no corpo do texto, conforme o livro de estilo.
Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Sorbet

Um sorvete[1] ((também conhecido como sorbet no Brasil) é uma sobremesa gelada que, contrariamente ao gelado, não contém crème fraîche, leite ou gema de ovo. Consumido normalmente como sobremesa, é preparado a partir de um puré de fruta ao qual é adicionado água e xarope de açúcar.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

A palavra tem origem no italiano "sorbetto", a partir do turco"şerbet", que por sua vez tem origem no persa "šarbat" ou " شربة" (bebida elaborada à base de água e de sumo ou xarope de fruta açucarada).

Referências

  1. Dicionário Houaiss, verbete "sorvete": "iguaria feita de suco de frutas ou de cremes líquidos de leite, chocolate etc., aromatizados e adocicados, e que se congela; gelado "; "bebida gelada de frutas, a que se podem acrescentar outros ingredientes, como champanhe, rum etc."