Genyornis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaGenyornis newtoni
Genyornis BW.jpg

Estado de conservação
Extinta (fóssil)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Anseriformes
Família: Dromornithidae
Género: Genyornis
Espécie: G. newtoni
Nome binomial
Genyornis newtoni
Stirling & Zietz, 1896

Genyornis newtoni foi uma espécie de ave não voadoras que habitou a Austrália até há cerca de 50 mil anos. É a única espécie no gênero Genyornis. Muitas espécies sofreram extinção por volta dessa data, coincidindo com a chegada do ser humano.

Não é totalmente claro se os membros da família Dromornithidae eram carnívoros. O seu bico de grandes dimensões, pelo menos o de algumas espécies, sugerem que os seus hábitos alimentares se baseavam numa combinação de predação e necrofagia, tal como a actual hiena.

Foi elaborado um estudo 1 , onde 700 fragmentos de casca de ovo de Genyornis foram datados. Através deste método, foi determinado que o seu declínio e extinção ocorreram durante um curto período de tempo, demasiado curto para serem provocados por alterações climáticas. Os autores consideraram que esta seria uma boa indicação de que o evento de extinção em massa ocorrido na Austrália foi devido a actividades humanas, em vez de ser devido a alterações climáticas.

Referências

  1. MILLER, G. H.; MAGEE, J. W.; JOHNSON, B. J.; FOGEL, M. L.; SPOONER, N. A.; McCULLOCH, M. T.; AYLIFFE, L. K., Pleistocene extinction of Genyornis newtoni: human impact on Australian megafauna (1999), Science 283: 205-8.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado no Projeto Aves é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.