Geoparque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O nevoeiro cobre as montanhas no Geoparque Lushan, China

Um Geoparque (por vezes escrito geopark por influência anglo-saxónica) é um parque geológico.

Definição oficial[editar | editar código-fonte]

Segundo a definição da UNESCO, um geoparque é "um território de limites bem definidos com uma área suficientemente grande para servir de apoio ao desenvolvimento sócio-económico local". Deve abranger um determinado número de sítios geológicos de relevo ou um mosaico de entidades geológicas de especial importância científica, raridade e beleza, que seja representativa de uma região e da sua história geológica, eventos e processos. Poderá possuir não só significado geológico, mas também ao nível da ecologia, arqueologia, história e cultura."[1]

Rede Internacional de Geoparques da UNESCO[editar | editar código-fonte]

A Rede Internacional de Geoparques da UNESCO é programa estabelecido em 1998. Segundo a UNESCO, para qualificar um Geoparque é necessário:

- Ter um plano de gestão destinados a promover o desenvolvimento sócio-econômico sustentável (mais provavelmente baseado em agroturismo e geoturismo).

- Demonstrar métodos de conservação e valorização do patrimônio geológico e fornecer os meios para o ensino de disciplinas geocientíficas e mais ampla das questões ambientais.

- Tem propostas conjuntas apresentadas por autoridades públicas, comunidades locais e interesses privados agindo em conjunto, o que demonstra as melhores práticas com relação à Terra e a conservação do patrimônio e a sua integração no desenvolvimento sustentável estratégico.

Rede Europeia de Geoparques[editar | editar código-fonte]

Quatro geoparques da Alemanha, Espanha, França e Grécia assinaram um protocolo em 2000 para a formação da organização Rede Europeia de Geoparques. Esta rede integra em 2009 34 parques de 13 países diferentes.

Rede Mundial de Geoparques[editar | editar código-fonte]

A UNESCO, em conjunto com a União Internacional de Ciências Geológicas, lançou em 2004 a Rede Mundial de Geoparques, que conta desde 2007 com 51 parques em todo o mundo, principalmente na China (22), Reino Unido (8) e Alemanha (5). A sede da Rede encontra-se em Pequim, China, e o seu objectivo é englobar 500 parques.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Câmara Municipal de Nisa, UNESCO avalia GEOPARK. Acedido em 18 Out 2006.