Gerris lacustris

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa


Como ler uma caixa taxonómicaGerris lacustris,
alfaiate
Par de Gerris lacustris (cópula).

Par de Gerris lacustris (cópula).
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Hemiptera
Subordem: Heteroptera
Infraordem: Gerromorpha
Família: Gerridae
Leach, 1815
Género: Gerris
Espécie: G. lacustris
Nome binomial
Gerris lacustris
(Linnaeus, 1758)

Gerris lacustris (Linnaeus, 1758), conhecido pelo nome comum de alfaiate, é uma espécie de hemíptero heteróptero da família Gerridae, comum sobre a superfície dos corpos de água doce da Europa, incluindo a Península Ibérica. Com 2–3 cm de comprimento, tem na cabeça duas antenas compridas e grandes olhos.

Historia natural[editar | editar código-fonte]

Encontra-se sobre a superfície das águas doces entre Abril e Novembro, sendo também abundante em árvores, arbustos e numa ampla gama de plantas herbáceas. Apesar de preferir as águas paradas (lênticas), é capaz de nadar com firmeza em águas correntes (lóticas) desde que a velocidade seja baixa.

Estes insectos deslizam sobre a água apoiando-se no seu longo segundo par de patas, enquanto que que o par posterior é utilizado como leme. Ambos pares de patas possuem uma pequena almofada apical formada por pelos hidrófobos, que consegue formar una minúscula bolsa de ar sobre a superfície da água, o que associado ao efeito da tensão superficial mantém o animal em flutuação, permitindo-lhe literalmente caminhar sobre a água.

A espécie é predadors, alimentando-se de outros insectos, que captura com as patas dianteiras.

Passa o inverno abrigado sob a vegetação próxima da água. No princípio da primavera, a fêmea deposita os ovos sobre as plantas aquáticas.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Gerris lacustris