Gigante de Cerne Abbas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Imagem que mostra como o gigante de Cerne Abbas está esculpido no solo
Vista da figura antropomórfica de Cerne Abbas

O gigante de Cerne Abbas é uma imagem gigante próxima da aldeia de Cerne Abbas, em Inglaterra, e que representa um homem nu, com o falo ereto, segurando uma clava. É considerada um símbolo espiritual da Antiguidade relacionado à fertilidade.

Trata-se da maior e mais preservada das figuras desenhadas nas encostas das colinas da Inglaterra.

O gigante de Cerne Abbas é indubitavelmente uma figura pagã: com 55 metros de altura, essa imagem representa um homem nu, com o falo erecto, e costelas e mamilos perfeitamente delineados. Segura em uma das mãos um bastão nodoso com 37 metros de comprimento; o braço esquerdo dobrado e a palma da mão esquerda sutilmente dobrada denotam que eventualmente pode ter segurado algum objeto.

Entre os pés do gigante, é possível que outrora se inscrevessem algumas letras e números, mas dado que o tempo os apagou, muitas foram as hipóteses levantadas sobre essa possível mensagem. As letras podiam formar o nome do gigante ou a palavra ANO, por ANNO, <<no ano>> sendo 1748 a data provável em que a figura terá sido desenhada. Alternativamente as letras seriam IHS significando JESUS ou IAO, ou JHD, referindo-se a JEHOVAH, talvez a inscrição JEHOVAH (ou JESUS) HOC DESTRUXIT, significando JEHOVAH DESTRUIU ISSO, ou JESUS DESTRUIU ISSO[carece de fontes?].

O fato é que muitas histórias giram em torno desta figura misteriosa e junto a essas histórias há também muitas dúvidas.

Curiosidades[editar | editar código-fonte]

No ano de 2007, à época do lançamento de The Simpsons Movie, foi pintada ao lado da imagem uma gravura de Homer Simpson segurando um donut.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]