Girafa-masai

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde novembro de 2009). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Como ler uma caixa taxonómicaGirafa-masai
Fêmea adulta

Fêmea adulta
Estado de conservação
Status iucn2.3 CD pt.svg
Dependente de medidas de conservação (IUCN 2.3)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Giraffidae
Género: Giraffa
Espécie: G. camelopardalis
Subespécie: G. c. tippelskirchi
Nome trinomial
Giraffa camelopardalis tippelskirchi
Matschie, 1898
Distribuição geográfica
Image-Masairange.jpg

A girafa-masai (Giraffa camelopardalis tippelskirchi) é a maior subespécie de girafa, e o mamífero mais alto da terra[carece de fontes?]. Pode ser encontrada no Quênia e Tanzânia.

Descrição[editar | editar código-fonte]

As girafas-masai têm manchas irregulares em seus corpos. Elas têm uma pequena franja de pêlos em sua cauda. A fêmea tem pêlos grossos na cabeça, mas machos são calvos[carece de fontes?]. Girafas só tem dois chifres de verdade, mas os nódulos ósseos do crânio do macho superficialmente proporcionam o aparecimento de 5 'chifres'. Os chifres são ossos, coberto com uma fina camada de pele. O macho dominante tendem a ser de cor mais escura do que os dos outros membros de seu rebanho.

Os machos adultos geralmente atingem cerca de 6 m de altura, embora tenham sido registrados pelo atingindo alturas de até cerca de 6,5 m e as fêmeas tendem a ser um pouco mais baixas, medindo em torno de 5 m de altura. Suas pernas e pescoço são ambas de aproximadamente 2 m de comprimento, e seu coração tem uma massa de cerca de 12 kg (25 lb).

Reprodução[editar | editar código-fonte]

Não existe uma época de reprodução sazonal para a girafa masai, e as fêmeas podem engravidar a partir dos 4 anos. Elas também dão à luz em pé. Demora 2-6 horas para uma girafa para nascer. Cerca de 50-75% dos filhotes morrem em seus primeiros meses de vida devido à predação. Mesmo que muitos filhotes morram, a mãe vai tentar coicear predadores como as hienas e os leões com os seus afiados cascos. Esta ação pode ferir ou matar um predador rapidamente; um coice é forte o suficiente para esmagar o crânio de um leão ou quebrar sua espinha dorsal.

Ícone de esboço Este artigo sobre artiodáctilos, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.