Giraffa jumae

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaGiraffa jumae

Estado de conservação
Pré-histórica
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Artiodactyla
Família: Giraffidae
Género: Giraffa
Espécie: G. jumae
Nome binomial
Giraffa jumae
(Leakey, 1965)

Giraffa jumae é uma espécie extinta de girafa africana[1], tinha cornos retos virados para trás, e era mais alta e mais robusta que a maior girafa presente, a girafa-núbia (Giraffa camelopardalis camelopardalis), com cerca de 6m de altura e pesando cerca de 2 toneladas. De acordo com os fósseis encontrados associados aos seus, pode ter vivido em regiões de bosques. Viveu na Etiópia, no Quênia, na Tanzânia e na África do Sul do Mioceno Superior ao Pleistoceno Superior. Seus fósseis são os mais antigos a serem atribuídos ao gênero Giraffa, com 12 milhões de anos de idade.

Possivelmente Giraffa capensis é um sinônimo de G. jumae.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Geraads, Denis; Reed, Kaye; Bobe, Rene (1 de março de 2013). «Pliocene Giraffidae (Mammalia) from the Hadar Formation of Hadar and Ledi-Geraru, Lower Awash, Ethiopia». Journal of Vertebrate Paleontology (2): 470–481. ISSN 0272-4634. doi:10.1080/02724634.2013.723657. Consultado em 31 de agosto de 2022 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Artiodáctilos pré-históricos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.