HALCA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2013)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
HALCA
Lançamento 12 de fevereiro de 1997
Local do Lançamento JapãoKagoshima, Japão
Veículo de Lançamento M-V
Fim da missão novembro de 2005
Massa 815 kg


O HALCA (Highly Advanced Laboratório de Comunicações e Astronomia), também conhecido como MUSES-B (Mu Space Engineering Spacecraft B) antes do lançamento e Haruka (longe, em japonês) após o lançamento foi um observatório espacial japonês dedicada a radioastronomia, o primeiro de seu tipo no mundo. Foi lançado em 12 de fevereiro de 1997 pelo foguete M-V a partir da base de lançamento de Kagoshima.

HALCA carregava uma antena de 8 metros de diâmetro, com a qual foram feitos experimentos de VLBI em conjuntos com radiotelescopios em terra. A antena podia operar em freqüências de 1,6 e 22 GHz e consistiu em uma malha de cado de molibdênio recorberto ouro suspendida por seis mastros telescópicos. Utilizava um arranjo Cassegrain com um diâmetro subrefletor hexagonal de 1,1 metros. O subrefletor foi implantado em 24 de fevereiro de 1997 e está localizado 3,4 metros do refletor principal, e por sua vez, o refletor principal foi implantado a entre 26 e 27 de fevereiro. A missão terminou oficialmente em Novembro de 2005.

Especificações[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]