Haida Gwaii

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Mapa do arquipélago Haida Gwaii
Haida Gwaii em baixo e no centro
Paisagem de Haida Gwaii

O arquipélago Haida Gwaii [1] , antigamente Ilhas da Rainha Carlota [1] (A língua haida: Haida Gwaii (que significa « ilhas dos homens ») e em inglês: Queen Charlotte Islands) são um arquipélago ao largo da Colúmbia Britânica. Há duas ilhas principais, separadas por um estreito canal: a ilha Graham a norte e a ilha Moresby a sul, além de cerca de 150 pequenas ilhas para uma área total de 10 180 km². O arquipélago está separado do continente a este pelo estreito de Hecate. A ilha Vancouver fica a sul, separada pelo canal denominado Queen Charlotte Sound, e as ilhas costeiras do sul do Alasca a norte, separadas pela entrada Dixon (Dixon Entrance).

Uma parte das ilhas onde habita o povo Haida está protegida por leis federais do Canadá e a lei define Haida como reserva nacional. Nas ilhas há uma importante vida selvagem.

Exploração europeia[editar | editar código-fonte]

O arquipélago foi visitado em 1774 pelo espanhol Juan Pérez (a ilha Langara) e em 1778 pelo capitão James Cook. Em 1787, as ilhas foram visitadas pelo capitão George Dixon. Receberam o seu nome (dado por Dixon) a partir do nome de um dos seus navios, o Queen Charlotte, que levava o nome da Rainha Carlota de Mecklenburgo-Strelitz, casada com o rei Jorge III do Reino Unido.

O nome Haida Gwaii foi recentemente introduzido como alternativa ao nome colonial, para reconhecer a história da nação Haida. Haida Gwaii significa « nossa terra », enquanto que Haida significa « nós » mas também « povo » ou « homens ».

Em 11 de dezembro de 2009, o governo da Colúmbia Britânica anunciou que legislação seria introduzida em meados de 2010 para oficialmente mudar o nome de Queen Charlotte Islands para Haida Gwaii. A legislação recebeu o parecer favorável Real em 3 de junho de 2010, formalizando a mudança de nome.[1] Esta mudança de nome foi oficialmente reconhecida por todos os níveis governamentais do Canadá[2] , incluindo bases de dados nome internacional [3] .

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Haida Gwaii

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Legislative Assembly of British Columbia. Bill 18 — 2010: Haida Gwaii Reconciliation Act Queen's Printer. Visitado em 17 March 2011.
  2. The Atlas of Canada – Toporama Atlas of Canada. Visitado em 17 March 2011.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Canadá é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.