Hajime Narukawa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Hajime Narukawa (鳴川肇 Narukawa Hajime) é um arquiteto Japonês. Ele nasceu em 1971, em Kawasaki, Kanagawa e vive e trabalha atualmente em Tóquio.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Ele se formou em 1994 pelo Instituto de Tecnologia Shibaura, da Universidade Nacional de Belas Artes de Tóquio, com um grau de mestre, em 1996, e no Instituto Berlage, em Roterdão, com um grau de mestre em 1999.[1] Em 1994, a sua "Golden Gai Teatro" ganhou a Medalha de Ouro no concurso para recém-formados arquitetos do. No mesmo ano iniciou sua pesquisa sobre a teoria geométrica. Em 1996, a sua "Modelagem Manualde integridade tensional" foi premiado com o Prémio Salon de Printemps.

Narukawa fundou o AuthaGraph CO., Ltd. em 2009, depois de trabalhar na Academia de Arquitetura de Arnhem e COnsultores Estruturais Sasaki. Desde 2015, ele é professor associado na Universidade de Keio, em Tóquio, onde dá aulas sobre meio-ambiente e o departamento de Informação.

Trabalho[editar | editar código-fonte]

Mr Narukawa é o inventor da Authagraph, uma projeção de mapa, que é vagamente baseado no mapa de  Buckminster Fuller, o Dymaxion. Narukawa havia projetado um sistema simplificado de integridade tensional com modelagem manual, que ele apresentou em sua tese de mestrado 'integridade tensional com modelagem manual" em 1996.[2] Permite a construção de integridade tensional em modelos estruturais, sem cálculos complicados ou difíceis de técnicas de fabricação por uma única pessoa. Um resumo do manual é publicamente disponível para download. O método de projeção Authagraph pode converter uma vista unidirecional e uma imagem esférica, como um globo terrestre, sobre um plano retangular de exibição, sem sobreposições e lacunas.[3]

Em 2011, o mapeamento de projeção Autagraph foi selecionado pelo Museu Nacional Japonês de Ciência Emergente e Inovação (Miraikan) como ferramenta oficial de mapeamento.[3] Desde 2015 é usado oficialmente nos manuais escolares japoneses.[4]

Mr Narukawa recebeu várias patentes para o método de projeção Autagraph.

Prémios[editar | editar código-fonte]

  • Medalha de ouro no Concurso para arquitetos recém-formados do Instituto de Arquitetos do Japão pelo "Golden Gai Teatro" (1994)
  • Prémio Salon de Printemps (1996) pela "integridade tensional com modelagem manual"

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de novembro de 2016. Arquivado do original em 5 de novembro de 2016 
  2. «Cópia arquivada». Consultado em 5 de novembro de 2016. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  3. a b http://www.miraikan.jst.go.jp/en/exhibition/tsunagari/authagraph.html
  4. http://dwl.gov-online.go.jp/video/cao/dl/public_html/gov/pdf/hlj/20120401/26-27.pdf

Ligações externas[editar | editar código-fonte]