Halofilia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde fevereiro de 2014). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Dizem-se halófilos (do grego halo - sal + filo - amigo) os organismos extremófilos que podem desenvolver-se em ambiente com muito altas concentrações de sal. Embora o termos seja provavelmente mais frequentemente aplicado a alguns halófilos classificados no domínio Archaea, existem também bactérias halófilas e alguns eucariontes, como a alga Dunaliella salina. Algumas espécies bem conhecidas apresentam coloraçao vermelha devido à presença de compostos carotenóides. tais espécies contêm o pigmento fotossintético bacteriorrodopsina. Os halófilos são categorizados como ligeiros, moderados ou extremos, consoante o grau de halotolerância exibido. Podem ser encontrados em qualquer local com uma concentração de sal cinco vezes maior que a concentraçao de sal no oceano, como Great Salt Lake em Utah, lago Owens na Califórnia, ou Mar Morto, e em lagoas de evaporação.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.