Helen Sawyer Hogg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Helen Sawyer Hogg
Astronomia
Placa a Helen Sawyer Hogg, no Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá
Nacionalidade Canadá Canadense
Nascimento 1 de agosto de 1905
Local Norfolk
Morte 28 de janeiro de 1993 (87 anos)
Atividade
Campo(s) Astronomia
Instituições Observatório David Dunlap
Conhecido(a) por Aglomerados globulares
Influenciado(s) Cometa Halley
Prêmio(s) Prêmio Annie J. Cannon de Astronomia
Prêmio Klumpke-Roberts (1983)

Helen Battles Sawyer Hogg, CC (1º de agosto de 190528 de janeiro de 1993) foi uma astrônoma canadense.

Destacou-se por suas pesquisas em aglomerados globulares. Também tinha uma coluna no Toronto Star sobre astronomia, entre 1951 e 1981, além de artigos na Sociedade Real Astronômica do Canadá sobre história da astronomia sob o título Out of Old Books.

Graduou-se no Mount Holyoke College em 1926. Após a graduação, Hogg foi para o Harvard College Observatory para trabalhar com Annie Jump Cannon e Harlow Shapley sobre aglomerados estelares. Doutorou-se em 1931 no Radcliffe College. Hogg casou-se com Frank Scott Hogg em 1930 e os dois mudaram-se para Victoria, Columbia Britânica. Na cidade, Frank trabalhava no Dominion Astrophysical Observatory, mas Helen não estava empregada e teve que trabalhar como assistente voluntária de seu marido. Em 1935 o casal mudou-se novamente e Helen começou a trabalhar no Observatório David Dunlap. A pesquisa de Helen Hogg neste período estava focada em estrelas cujo espectro continha linhas de absorção de elementos químicos, incluindo o carbono, nitrogênio e oxigênio. Frank Hogg foi diretor do observatório de 1946 até a sua morte em 1951.

Nos antes seguintes, Helen publicou numerosos artigos e estabeleceu-se como líder no campo da astronomia. Em 1985, ela casou-se com Francis Ethelbert Louis Priestley (1905 - 1988), um professor emérito de inglês na Universidade de Toronto, que morreu em 1988. Helen morreu de ataque cardíaco cinco anos depois.

O Observatório Helen Sawyer Hogg

Ela ganhou o Prêmio Annie J. Cannon de Astronomia em 1949 e o Prêmio Klumpke-Roberts em 1983. Em 1967, Hogg foi agraciada com a Prêmio Medalha de Prata da Sociedade Astronômica Rittenhouse por suas notáveis realizações em astronomia. A Sociedade Astronômica Rittenhouse foi fundada em homenagem ao astrônomo David Rittenhouse. No ano seguinte, Helen Hogg foi condecorada com a Ordem do Canadá.[1]

O asteroide 2917 Sawyer Hogg foi batizado em sua homenagem, assim como o observatório aos arredores do Museu de Ciência e Tecnologia do Canadá.

Referências

  1. Order of Canada Citation, arquivado no Internet Archive, 30 de setembro de 2007.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um astrônomo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.