Helena Amélia Oehler Stemmer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Helena Amélia Oehler Stemmer
Nascimento 11 de novembro de 1927
Porto Alegre
Morte 28 de março de 2016 (88 anos)
Florianópolis
Nacionalidade Brasileira
Instituições Universidade Federal de Santa Catarina
Campo(s) Engenharia civil

Helena Amélia Oehler Stemmer (Porto Alegre, 11 de novembro de 1927Florianópolis, 28 de março de 2016) foi uma engenheira civil e professora universitária brasileira.

Graduada em engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1954. Em 15 de maio de 1955 casou com o então colega de universidade Caspar Erich Stemmer.

Quando seu marido, então reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizava viagens para firmar intercâmbio com a Universidade Técnica da Renânia do Norte-Vestfália em Aachen (RWTH Aachen) na Alemanha, Helena frequentou aulas de análise estrutural na mesma universidade.[1] Começou a lecionar na UFSC em 1969, um ano após a fundação do curso de engenharia civil, sendo a primeira professora da disciplina de estabilidade das construções na UFSC. Foi coordenadora do curso de engenharia civil, chefe de departamento e diretora do Centro Tecnológico (CTC).[2] Foi a única mulher a ocupar a chefia de um departamento de engenharia no CTC em quase 50 anos.[3]

Foi sepultada no Cemitério Jardim da Paz de Florianópolis.[1]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre engenheiro(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.