Henry FitzRoy, 1.º Duque de Grafton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Henry FitzRoy
Duque de Grafton
Esposa Isabella Bennet (1672–1690)
Descendência
Charles FitzRoy, 2.° Duque de Grafton
Pai Carlos II de Inglaterra
Mãe Barbara Palmer, 1ª Duquesa de Cleveland
Nascimento 28 de setembro de 1663
Morte 9 de outubro de 1690 (27 anos)
Cork, Munster, Irlanda
Enterro Euston, Suffolk, Inglaterra
Brasão

Henry FitzRoy, 1.° Duque de Grafton KG (28 de setembro de 1663 - 9 de outubro de 1690) foi o filho natural do rei Carlos II com a cortesã Barbara Villiers, Condessa de Castlemaine.

Em agosto de 1672, Henry FitzRoy desposou Isabella, a filha e herdeira de Henry Bennet, 1.° Conde de Arlington. Eles foram os pais de Charles FitzRoy, 2.° Duque de Grafton.

Ao se casar, Henry recebeu os seguintes títulos: Barão Sudbury, Visconde Ipswich e Conde de Euston. Em 1675, foi titulado Duque de Grafton. Carlos II o fez Cavalheiro da Jarreteira em 1680. No ano seguinte, foi feito coronel do regimento Grenadier Guards.

Ele foi educado como um marinheiro e supervisionou serviço militar no cerco de Luxemburgo em 1684. Na coroação do rei Jaime II & VII, serviu como Lord High Constable. Na rebelião do Duque de Monmouth, comandou as tropas reais em Somerset. Depois guiou-se por John Churhill e acabou se juntando a Guilherme III de Orange para derrubar o rei na Revolução Gloriosa.

Ele morreu por causa de um ferimento provocado durante um ataque a Cork, enquanto liderava as forças de Guilherme.