Herța

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde abril de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

A região de Herța (em romeno Ţinutul Herţa e ucraniano Край Герца) é um território da Ucrânia (um raion) no sul do óblast de Chernivtsi, na fronteira com a Romênia. Situa-se na parte setentrional da Bucovina. Sua população em 2001 era estimada em 32.300 habitantes, dos quais 93% são romenos.

O território foi anexado pela União Soviética em 1940, após o pacto Molotov-Ribbentrop, e subordinada à República Socialista Soviética da Ucrânia. Herța foi recuperada pela Romênia de 1941 a 1944 depois do ataque da forças do Eixo contra a URSS, mas o Exército Vermelho reconquistou a região em 1944. O status deste território foi formalizado pelo Tratado de Paris de 1947.


Bandeira da Romênia Regiões históricas da Romênia Condados da Romênia
Dobruja | Moldávia (Bessarábia - Budjac - Bucovina - Herța) | Transilvânia (Banato - Crișana - Maramureș) | Valáquia (Muntênia - Oltênia)