Hospital Curupaiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hospital Curupaiti é uma antiga colônia de portadores de hanseníase situada em Jacarepaguá, Rio de Janeiro, Brasil[1] . Foi criado em 15 de outubro de 1929 para abrigar pessoas atingidas pelo Mal de Hasen, antigamente denominado lepra. Essas pessoas eram internadas compulsoriamente até a década de 1980 para evitar a propagação da doença. http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2009-01-25/pacientes-do-rio-internados-compulsoriamente-com-hanseniase-recebem-indenizacao

O Hospital Curupaiti atende cerca de duas mil pessoas, sendo quase 400 da época do isolamento compulsório, imposto no Brasil até a década de 1980. No país, existem 33 hospitais desse gênero, com até cinco mil moradores, sendo o Curupaiti o maior de todos[2] .

Diversas instituições filantrópicas estão situadas na colônia para tentar ajudar material e espiritualmente os internos e seus familiares. Entre estas instituições destacam-se o centro Espírita Filhos de Deus, fundado pelo Sr. Amazonas Hércules; e a Congregação Mariana, associação católica sem fins lucrativos fundada pelo Monsenhor José Carlos Moreira.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um hospital ou uma instituição de saúde é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.