Hundred

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hundred (em português, centena)é uma divisão geográfica anteriormente utilizada na Inglaterra, País de Gales, Dinamarca, Austrália, algumas partes dos Estados Unidos, Alemanha, Suécia, Finlândia e Noruega, que historicamente foi usada para dividir uma maior região em pequenas divisões administrativas . Nomes alternativos incluem wapentake, herred (dinamarquês, norueguês), härad (sueco) e kihlakunta (em finlandês).

O nome é derivado do número cem, e em algumas áreas, poderá, uma vez que se referiram a uma centena de homens em armas.

Hundreds no mundo[editar | editar código-fonte]

Inglaterra e Gales[editar | editar código-fonte]

Na Inglaterra e no País de Gales o hundred foi a principal subdivisão de um condado. Durante os primeiros reinos saxões sua função era a de manter cerca de cem soldados, com um hundred-man à frente. Posteriormente, com a especialização das forças armadas, as funções militares do hundred se perderam e converteram-se em uma subdivisão administrativa e judicial. Suas diversas funções permaneceram até o século XIX, quando começaram a ser transferidas para novas instituições baseadas no condado ou município.

Apesar de não ter nenhum papel neste momento, os hundreds não foram formalmente abolidos.

Escandinávia[editar | editar código-fonte]

O hundare foi introduzido em Svealand, no centro da Suécia, e nas regiões da atual Finlândia de população sueca. Posteriormente, os hundarner foram incluídos nos harad ou herred, de tamanho e organização similares.

Veja também[editar | editar código-fonte]