Acurana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Hydropsalis climacocerca)


Como ler uma infocaixa de taxonomiaAcurana
Estado de conservação
Espécie pouco preocupante
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Caprimulgiformes
Família: Caprimulgidae
Género: Hydropsalis
Espécie: H. climacocerca
Nome binomial
Hydropsalis climacocerca
(Tschudi, 1844)
Distribuição geográfica

O acurana (Hydropsalis climacocerca) é uma espécie de bacurau-tesoura que é encontrada vivendo às margens dos rios e ilhas fluviais na Amazônia.[1] Tais aves medem cerca de 28 cm de comprimento, possuindo coloração castanha, faixa na asa, partes inferiores do corpo e caudas brancas. Também são conhecidas pelo nome de curacão.

Subespécies[editar | editar código-fonte]

São reconhecidas cinco subespécies:[2]

  • Hydropsalis climacocerca climacocerca (Tschudi, 1844) – ocorre no leste e sudeste da Colômbia, sul e leste da Venezuela, norte do Brasil (Pará), leste do Equador, leste do Peru e norte da Bolívia.
  • Hydropsalis climacocerca schomburgki (P. L. Sclater, 1866) – ocorre no leste da Venezuela, no norte do Brasil e nas Guianas.
  • Hydropsalis climacocerca intercedens (Todd, 1937) – ocorre na região central da amazônia brasileira: encontrado apenas na localidade tipo em Óbidos, no oeste do estado do Pará.
  • Hydropsalis climacocerca pallidior (Todd, 1937) – ocorre na região norte e central da amazônia brasileira: encontrado somente na localidade tipo em Santarém no oeste do estado do Pará.
  • Hydropsalis climacocerca canescens (Griscom & Greenway, 1937) – ocorre na região central da amazônia brasileira. Encontrado somente no baixo rio Tapajós, no oeste do estado do Pará.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Hydropsalis climacocerca». INaturalist (em inglês). Consultado em 18 de dezembro de 2019 
  2. «acurana (Hydropsalis climacocerca) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil». www.wikiaves.com.br. Consultado em 20 de setembro de 2021 
Ícone de esboço Este artigo sobre Aves, integrado ao Projeto Aves, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.