ISS Node 3

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Current event marker
Este artigo ou seção contém informações sobre uma futura missão espacial.
Devido à natureza do índice, os detalhes podem mudar enquanto a data do lançamento se aproxima e/ou mais informação se torna disponível.
Shuttle.svg
Tranquility
Navegação na Estação Espacial Internacional
Frente-esquerda Triangle Up.svg Frente-direita
- - -
Triangle Left.svg Cima/Baixo Triangle Right.svg
- Unity/PMA-3 -
Atrás-esquerda Triangle Down.svg Atrás-direita
- Cúpula -
editar...

O módulo Tranquility [1] (antes denominado como Node 3) é um módulo habitável da Estação Espacial Internacional (ISS). O módulo foi adicionado à Estação em Fevereiro de 2010 [2] na missão STS-130 do Vaivém Espacial Endeavour.

O Tranquilly contem os sistemas de suporte à vida mais avançados até hoje colocados no espaço. Estes sistemas reciclam água residual para utilização pela tripulação e geram oxigénio para poderem respirar. Adicionalmente, o novo módulo também contém também um sistema de revitalização atmosférica para remover contaminantes da atmosfera e monitorizar e controlar os constituintes da atmosfera da ISS e também uma "casa-de-banho" da estação o compartimento Waste and Hygiene Compartment.

Também foi concebido para providenciar à zona habitacional energia, dados, controle térmico e ambiental, e acesso à tripulação para outros volumes habitacionais ou para veículos de transporte de tripulações, ou uma combinação destes.

O Tranquility também tem acoplada uma Cúpula e nela uma Estação de Trabalho Robotizada inserida para dar assistência na montagem e manutenção da ISS, bem como possibilitar uma janela para a observação directa da Terra.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. NASA: "Station Module Named 'Tranquility' to Honor Apollo 11" Página visitada em 19 de abril de 2009, em inglês. [1]
  2. NASA: "Consolidated Launch Manifest". Página visitada em 1° de maio de 2009, em inglês. [2]