Unity Node

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Módulo ISS Unity (NASA)
Navegação na Estação Espacial Internacional
Frente-esquerda Triangle Up.svg Frente-direita
- Zarya -
Triangle Left.svg Cima/Baixo Triangle Right.svg
ISS Quest Z1 Truss/ISS Node 3 -
Atrás-esquerda Triangle Down.svg Atrás-direita
- Destiny -
editar...

Unity Node é um dos componentes da Estação Espacial Internacional. O Ônibus Espacial Endeavour, com seis astronautas norte-americanos, levou o Unity ao espaço no dia 4 de dezembro de 1998. A peça foi produzida pela empresa aeronáutica americana Boeing, a pedido da agência espacial dos Estados Unidos, a Nasa. Durante 12 dias, os astronautas conectaram o módulo ao Zarya, componente russo que já estava em órbita.

No dia 6 de dezembro, o Unity se acoplou com o Zarya. O módulo da Nasa possui formato cilíndrico, com cinco metros de diâmetro, 12 metros de comprimento. A peça serve de local de passagem dos astronautas para os módulos de trabalho e habitação. O peso da Unity é 11,5 t. Possui seis pontos de entrada em sua estrutura, com duas aberturas nas extremidades do módulo, e quatro em torno da peça. Na extremidade superior do módulo Unity está o Z1, um dos componentes do Truss. Embaixo está o MPLM Leonardo, que foi adaptado para permanecer na estação. Num dos lados está o Quest, local de onde os astronautas saem para fazer missões extraveiculares. No outro lado está o 3º Node, o Tranquility. Atrás está o PMA-1, ou adaptador de acoplamento pressurizado, que junta naves com diferentes tipos de portas de acoplamento. E na frente está o módulo americano Destiny, que é um dos laboratóorios da estação.

Os recursos essenciais da estação, como sistema de controle ambiental, de líquidos, de sustentação de vida, de dados e elétricos são distribuídos através do Unity, que serve as áreas vivas da EEI. Mais de 50 mil peças mecânicas, 216 canículos de transporte de líquidos e gases e mais de 6 km de cabos de fios foram instalados no módulo.

Ícone de esboço Este artigo sobre astronomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.