Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima
Tipo igreja, património cultural
Geografia
Coordenadas 41° 46' 4.408" N 8° 35' 4.56" O
Mapa
Localidade Ponte de Lima
Localização Arca e Ponte de Lima - Portugal
Patrimônio Imóvel de Interesse Público

A Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima, pertencente ao conjunto arquitetóico designado por Igreja e Hospital da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, localiza-se na atual freguesia de Arca e Ponte de Lima, na vila de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo, em Portugal.[1]

Encontra-se classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1946.[1]

História[editar | editar código-fonte]

A instituição da Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima remonta a 1530.[2]

O templo foi erguido no século XVII. A capela-mor data de 1638, época em que se fez também a sua cobertura de pedra, em caixotões. Para a atual configuração destacou-se a campanha levada a cabo por volta de 1744.

A sua disposição atual resulta da abertura da rua Cardeal Saraiva, ao final da década de 1920, que dividiu em dois o edifício do antigo hospital, tendo-se então deslocado o pórtico barroco do claustro para a fachada voltada para esta via.

Características[editar | editar código-fonte]

O seu interior caracteriza-se por uma nave única, capela-mor em abóbada de caixotões (1638) e pórtico principal aberto lateralmente sobre o cemitério, que constitui o adro atualmente fechado por um curioso gradeamento, sendo notável o efeito da varanda alpendrada que delimita este recinto.

Aqui trabalharam grandes artistas do barroco do norte do país, como Manuel de Almeida, documentado em 1699, o escultor Manuel Dias, que trabalhou nos retábulos laterais, os entalhadores Manuel e Miguel Coelho, e o importante mestre-de-obras Manuel Dias da Silva. As melhores pinturas foram executadas por Manuel Cardoso do Vale e Manuel da Rocha, nos últimos anos do século XVII.

A abóbada do corpo da igreja está decorada com uma pintura barroca, e apresenta uma falsa estrutura de nervuras de feição gótica, que não são mais do que elementos decorativos, não tendo qualquer função portante. Um outro elemento barroco é a imponente balaustrada do coro-alto, que avança bastante pela nave dentro. As alterações e melhorias contínuas levaram à substituição de altares também barrocos por outros já de cariz neoclássico, então mais na moda.

Destaca-se no seu interior a abóbada nervurada em madeira policromada e dourada, os altares mor e laterais de gosto neoclássico, o painel central em alto relevo do primitivo retábulo-mor, o frontal do altar com a cena do Milagre da Multiplicação dos Pães e pintura setecentista com algum interesse. Das dependências destacam-se ainda a sacristia e a sua grande mesa de reuniões em mármore rosa e decoração barroca.

As duas figuras que ladeiam o pórtico principal representam um mamposteiro com o saco das esmolas e um peregrino.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • REIS, António Matos. A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima (1530-1980). 1979.
  • REIS, António Matos. A Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima no passado e no presente. 1997.
O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Igreja da Misericórdia de Ponte de Lima

Referências