Igreja de Nossa Senhora da Conceição (Conceição)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora da Conceição
Tipo
Estilo dominante Manuelino
Início da construção Por volta do século XVI
Diocese Diocese do Algarve
Património Nacional
DGPC 4300020
SIPA 4502
Geografia
País Portugal Portugal
Cidade Conceição e Estoi, Faro
Coordenadas 37° 03' 43" N 7° 55' 04" O

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição é um templo católico localizado na antiga freguesia portuguesa de Conceição, no concelho de Faro, de que se conhece obras de reformulação nos finais da Idade Média, quando a população foi elevada à qualidade de freguesia.

História[editar | editar código-fonte]

Quando esta igreja foi reconstruida, manteve a sua estrutura de uma única nave. O mesmo não aconteceu nas restantes freguesias rurais do concelho de Faro, como Santa Bárbara de Nexe e Estoi, que passaram a ter três naves. Isto justifica-se pela pequena dimensão que a localidade tinha, apesar de ter sido elevada a freguesia. Desta campanha de obras, sobreviveu a capela-mor, cuja cobertura outrora apresentou uma abóbada estrelada e um exuberante arco-triunfal, próprios da Arte Manuelina.[1]

O Corpo da Igreja conta com cerca de 150 lugares sentados, e a capacidade para 50 lugares de pé. O presbitério está preparado para 12 pessoas. Na parte Sul do altar encontra-se uma porta que dá para a Sacristia. Na parte Norte, encontra-se uma outra porta que dá para uma sala das mesmas dimensões e que serve de arrumação e de sala de trabalhos manuais. Na continuidade desta sala, com o comprimento do corpo da Igreja, encontra-se a casa mortuária. Tem uma porta que dá para o exterior. Por esta sala se tem acesso à torre sineira.

O templo fica situado no centro da aldeia e é propriedade da Fábrica da Igreja, sendo assim a Sede da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição. Foi classificada como Monumento de Interesse Público em Portugal pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico a partir de 11 de abril de 2013.[2][3]

Descrição[editar | editar código-fonte]

Na "Visitação de Igreja Algarvias da Ordem de Santo Tiago" encontra-se a seguinte descrição da Igreja, certamente uma das primeiras que deste templo foram feitas:

Esta Igreja está mea llegoa da Cidade, está situada llevante a ponente. Achou-se per Capellão a Pero Carvalhos, cerve de Vigário Pedónio da Ordem de Pedro, em de mantimento dous moios de trigo, em de obrigação domingos e festas. Visitaram-se os Sanctus Olleos, acharam-se em sua ambullas, bem levados, em sua cacha de torno em hum encasamento junto da pya. Visitou-se a pya de bautizar, achou-se limpa e fechada com huma tapa, está emtrando pella porta principal ao canto da parede da banda norte, está sobre uma vasa e colluna da mesma pedra, está cercada de grades à roda. A Capella desta Igreja he quadrada, d'abobeda de sinquo chaves. Arcos e represas de pedreira. Tem neçesidade de mandar conçertar a chave do meio per que está quebrada. As paredes são d'alvaneria, tem d'alto vinte seis palmos, se comprido vinte e um e o mesmo de llargo. He llageada. Nella hum altar d'alvaneria, tem de comprido onze palmos. D'alto hum emcasamento de madeira pintado e nelle imagem de Nossa Senhora, de pao, em huma das portas tem pintado San Joam Bautista, na outra a Conseissan, dentro e fors douradas.

O guardapó tem pintado a istória da Epifania. Os emcoroamentos dourados, tudo isto muito velho. Este altar está em hum tavolleiro de boa llargura, sobe-se a elle per seis degraos de pedreria que tomão a largura da capella. Da banda do sul vai hum portal redondo de pedreria com humas portas de castanho bem fechadas que mai para a samcrestia. São as paredes d'alveneria, madeirada de castanho, emcaniçada de três ágoas, o acham he argamaçado. Tem uma fresta, sem encerado nem vidraça, está dentro hum altar d'alvenaria sobre que se vestem. O arco desta capella he de pedreria redondo tem d'alto vinte e sinquo palmos, de llargo vinte, cõ suas grades de castanho bem fechadas.

Referências

  1. SILVA, Isabel (Coord.), Dicionário Enciclopédico das Freguesias, vol IV. (Matosinhos: Minha Terra, 1998)
  2. Lameira, Francisco. Faro. Edificações Notáveis. Faro: 1995.
  3. «Pesquisa de Património». Governo de Portugal. Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). Consultado em 20 de novembro de 2013