Ilhéu da Gaivota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Ilhéu da Gaivota é um ilhéu português localizado a 1,4 milhas náuticas da costa Sul da ilha Graciosa, concelho de Santa Cruz da Graciosa, perto das Termas do Carapacho.

Encontra-se inserido na Área Protegida de Gestão de Recursos da Costa Sudeste do Parque Natural da Graciosa motivo pelo qual a pesca e outras actividades extractivas estão interditas naquela zona de forma a não perturbar os diversos recursos existentes.

Para fazer mergulho de observação neste local é necessário uma autorização da Direção Regional dos Assuntos do Mar.

O tipo de mergulho que aqui pode ser feita não oferece grande perigo dado ser um local pouco profundo onde a cota batimetrica ronde a profundidade média de 17 metros, encontrando-se os locais de menos profundidade nos cerca de 4 metros.

Localiza-se numa zona abrigada da costa pelo que praticamente não tem correntes embora se deve ter alguma atenção durante o Inverno.

A clareza das águas permitem uma visibilidade que nos melhores dias vai a cerca de 20 metros.

A riqueza biológica aqui existente leva a que em condições consideradas normais se possam observar ratões de dimensões apreciáveis, moreias-pretas, moreias-pintadas, moreões, meros, abróteas, vejas, grandes cardumes de carapau e de sardinhas, que se escondem dos abundantes cardumes de peixe-porco, cardumes de sargos, barracudas, anchovas, por entre outras espécies.

A morfologia deste ilhéu levou à formação de uma arcada submarina, local onde é possível atravessar o Ilhéu de um lado para outro.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]