Ilha Stewart

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilha Stewart, Nova Zelândia.
Localização da Ilha Stewart, Nova Zelândia.

A Ilha Stewart é a terceira maior ilha da Nova Zelândia. Está situada a 30 km a sul da ilha Sul e é separada desta pelo Estreito de Foveaux. Tem 400 habitantes aproximadamente, a maioria na cidade de Oban.

O nome maori para esta ilha é Rakiura.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Ilha Stewart em imagem de satélite.

Tem uma área de 1746 km². A zona norte desta ilha está dominada pelo vale do rio Freshwater, que nasce perto da costa noroeste. O maior pico é o monte Anglem, perto da costa norte, com 979 m de altitude.

História[editar | editar código-fonte]

O capitão James Cook foi, em 1770, o primeiro europeu a avistar a ilha, ainda que pensasse que se encontrava ligada à Ilha Sul e nomeou-a como "Cabo Sul". No começo do século XIX, os europeus deram-se conta de que era uma ilha. Chamaram-lhe Stewart em homenagem ao capitão William Stewart, que em 1809 foi o primeiro a fazer uma carta de navegação da ilha.

Cidades[editar | editar código-fonte]

Vista geral de Oban.

A única cidade é Oban, que se situa na Baía Half Moon. Um povoado anterior era Point Pegasus, que contava com correio, várias lojas e estava situada na costa sul. Actualmente esta está desabitada e só é acessível por mar ou com uma difícil excursão pedestre atravessando a ilha.