Ilha barreira

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Uma ilha barreira é uma ilha formada por uma faixa arenosa, estreita e comprida, geralmente paralela à linha de costa. Geralmente ocorrem em cadeias, de algumas poucas a até mais de uma dúzia. Desconsiderando-se as pequenas embocaduras que separam as ilhas, uma cadeia de ilhas barreiras pode se estender por mais de cem quilômetros.

Cadeias de ilhas barreiras podem ser encontradas em aproximadamente treze por cento da costa marítima mundial. Algumas cadeias de ilhas barreiras apresentam configurações muito diferentes, demonstrando que são formadas e mantidas em ambientes dos mais diversos.

Há várias teorias que tentam explicar como se dá a formação das ilhas barreiras, sendo que os geólogos concordam que há diferentes mecanismos de formação.

Ilhas barreiras são responsáveis pela formação de baías e lagoas, sendo de extrema relevância ecológica, minimizando os efeitos das ondas do oceano e tempestades marítimas nos sistemas aquáticos interiores.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.