Iniciativa Internacionalista - A Solidariedade entre os Povos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Iniciativa Internacionalista - A solidariedade entre os povos (II-SP)
Logotipo de Iniciativa Internacionalista.png
Presidente Alfonso Sastre
Fundação Eleições ao Parlamento Europeu de 2009
Sede Rua Olimpo, 35. 28043 Madrid
Ideologia Extrema esquerda, anticapitalismo, internacionalismo, nacionalismos periféricos espanhóis, independentismo
Site www.iniciativainternacionalista.org

Iniciativa Internacionalista - A solidariedade entre os povos (II) é uma organização política criada com o fim de apresentar sua candidatura às eleições ao Parlamento Europeu de 2009 pela circunscrição de Espanha.

Dita candidatura é uma coalizão de Izquierda Castellana e Comuner@s , que se autodefine como uma união de forças soberanistas e independentistas de esquerdas, as forças políticas da esquerda estatal respetuosas com os direitos nacionais dos diversos povos oprimidos pelo Estado espanhol, bem como de importantes movimentos sociais e sindicais.

Iniciativa Internacionalista viu-se inmersa em um processo judicial a conta de seu possível ilegalización pela aplicação da Lei de Partidos devido a sua suposta vinculación a listas previamente ilegalizadas, que fariam parte do entramado da organização terrorista ETA. Em um princípio o Tribunal Supremo anulou o 16 de maio a candidatura, estimando as acusações da Promotoria Geral e a Abogacía do Estado no sentido descrito. No entanto, o Tribunal Constitucional concedeu o amparo solicitado pela candidatura, pelo esta poderá coincidir às próximas eleições ao Parlamento Europeu.