Insculturas da Fechadura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As insculturas da Fechadura são um vestígio arqueológico existente na vizinhança das localidades de Figueiredo e Santinha na freguesia de Figueiredo, concelho da Sertã. Trata-se de uma laje de xisto, localizada a cerca de 780 metros de altitude, num terreno que pertencia à altura da primeira referenciação a Sara Farinha. Aí se encontram incisos filiformes, quadrados, setas, caracteres pré-alfabetiformes, anagramas, vulvas e diversos outros signos.

A primeira referenciação foi feita pelos arqueólogos Filomena Gaspar e Carlos Batata, em 1996.[1][2]


A Estação de Arte Rupestre da Fechadura encontra-se classificada como sítio de interesse público, conforme Portaria n.o 652/2014, publi- cada no Diário da República, 2.a série, n.o 150, de 6 de agosto.

Notas e referências

  1. BATATA, Carlos e Filomena Gaspar(1996), O Ineditismo do Primero Milénio a. C. da bacia hidrogáfica do Zêzere no contexto da Arqueologia Proto-Histórica Nacional, Actas do II Congresso de Arqueologia Peninsular, Zamora.
  2. BATATA, Carlos (1998), A Sertã na transição entre a Pré-História Recente e a Proto-História, Revista de Estudos Pré-Históricos, 4, Centro de Estudos Pré-Históricos da Beira Alta, Viseu.