Vulva

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2014). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Vulva
Portuguese Caption for Vulva.jpg
Sistema Sistema reprodutor
Vascularização Artéria pudenda interna
Drenagem venosa Veias pudendas internas
Inervação Nervo pudendo
Drenagem linfática Linfonodos inguinais superficiais
MeSH Vulva

A vulva (do latim vulva) é a parte externa do órgão genital feminino. Nas mulheres adultas, é revestida pelos pelos púbicos.[1] Nas partes laterais, é constituída pelos grandes lábios (labia majora), que contêm tecido adiposo. Os grandes lábios envolvem um par de pregas mais finas, os pequenos lábios (labia minora), que podem ou não estar totalmente cobertos pelos grandes lábios. Na parte superior da vulva, os pequenos lábios se encontram e formam o frenulum de clitóris. Os pequenos lábios envolvem o orifício urinário (abertura da uretra) e o orifício genital (abertura da vagina).

Descrição[editar | editar código-fonte]

A vulva possui pequenos lábios e grandes lábios, com tecido conjuntivo no meio, sendo que, nos grandes lábios, existe mais tecido adiposo do que nos pequenos. As glândulas de Bartholin são glândulas grandes com um único ducto excretor. A glândula é acinosa e serosa. Basta um traumatismo desse tubo, com consequente edema, que a secreção fica comprimida e a mulher tem uma bartolinite. Em algumas doenças, como a gonorreia, esse epitélio é traumatizado, a glândula fica inflamada e causa bartolinite.[carece de fontes?] O ducto excretor dessa glândula está na base dos pequenos lábios.

O clitóris é um grande corpo cavernoso ou um corpo esponjoso que é, na verdade, um amontoado de vasos capilares de paredes fenestradas, de forma que, quando entra sangue nesses vasos, o clitóris se intumesce.

Referências

  1. Anatomia Feminina, no http://www.compuland.com.br ; Acesso em 20 Dez 2008

Ver também[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Vulva


Ícone de esboço Este artigo sobre Anatomia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.