Istres Football Club

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Istres
Nome Istres Football Club
Fundação 1920 (104 anos)
Estádio Stade Parsemain
Capacidade 17.000
Localização Istres,  França
Presidente França Henry Cremades
Treinador(a) França Mathias Lozano
Patrocinador(a) França Ouest Provence
Material (d)esportivo França Duarig
Competição National
Website [1]
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
titular
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Cores do Time
Uniforme
alternativo

Istres Football Club é uma agremiação esportiva francesa, fundada em 1920, e sediada na cidade de Istres, na região da Provença-Alpes-Costa Azul. Atualmente disputa o National 3, equivalente à quinta divisão do futebol francês.

História[editar | editar código-fonte]

Os triunfos do clube consistem em 4 copas da Provença, em 1933, 1982, 1987 e 1989, além de 2 DH Méditerranée, em 1982 e 1990.

A equipe foi criada em 1920 por Édouard Guizonnier como Istréenne SS. Em 1969, o SS Istréenne se uniu ao mais conhecido clube esportivo Istres Sport, que optou por manter o distintivo do Istréenne com as cores púrpura e negro.

Em 1977, tiveram o comando do jovem empreendedor Michel Aviet (presidente), e o ex-goleiro iugoslavo Georges Korac, manager da equipe. Durante o período de Aviet e Korac, o clube avançou das baixas divisões regionais francesas em direção ao segundo módulo.

Em 2004, o clube chegou à primeira divisão, mas na temporada 2004-05 se classificou na última posição, retornando, consequentemente, à segunda divisão na temporada seguinte.

Na temporada 2008-09, o Istres amargou o rebaixamento ao Championnat National (terceira divisão), retornando já em 2010.

Estádio[editar | editar código-fonte]

A equipe do Istres sedia as partidas como mandante no Stade Parsemain, que possui capacidade para abrigar 17 mil espectadores.

Uniformes[editar | editar código-fonte]

  • Uniforme titular: Camisa púrpura com uma faixa horizontal bipartida em preto e branco e com detalhes brancos e pretos, calção preto e meias brancas;
  • Uniforme reserva: Camisa branca com uma faixa bipartida em púrpura e preto e detalhes nas mesmas cores, calção branco e meias púrpuras;
  • Terceiro uniforme: Camisa amarela com uuma faixa bipartida em roxo e púrpura e detalhes na primeira cor, calção amarelo e meias amarelas.

Títulos[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]