James Stillman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
James Stillman, ca. 1910

James Jewett Stillman (9 de junho de 1850 – 15 de março de 1918) foi um empresário dos Estados Unidos que investiu em terras, bancos e caminhos-de-ferro em Nova Iorque, Texas e México.

Biograpfia[editar | editar código-fonte]

Filho de Elizabeth Pamela Stillman e Charles Stillman, James Stillman nasceu Brownsville (Texas). Charles Stillman detinha importantes interesses em vários negócios que James adquiriu em 1872, expandindo-os com o controlo de dezasseis bancos do Texas e significativas aquisições de terras no vale do Rio Grande, sobretudo em Corpus Christi e Kerrville (Texas). Juntamente com W. H. Harriman, Jacob Henry Schiff e William Rockefeller controlava as mais importantes vias férreas do Texas (incluindo a Texas and Pacific Railway, a Southern Pacific Railroad, a International-Great Northern Railroad, a Union Pacific Southern Railway, e a St. Louis, Brownsville and Mexico Railway, e a Ferrocarril Nacional de México) bem como o National City Bank of New York.

Em 1876 Stillman apoiou o derrube do governo mexicano levado a cabo por Porfirio Díaz durante a revolução de Tuxtepec.