Jaspe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde Fevereiro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Seixo do jaspe, uma polegada (2.5 cm) de tamanho.
Unpolished jasper.jpg

Jaspe (do latim jaspis e do grego iaspis, de origem semítica) é um mineral opaco, polimorfo de SiO2 e variação criptocristalina do quartzo de coloração vermelha, amarela ou variada. Quebra deixando uma superfície lisa, que é usada para a ornamentação ou como gema. Pode ser lustrado, e é usado para vasos, selos, e em caixas de rapé. Quando as cores estão em listras ou faixas, é chamado jaspe listrado ou unido. Possuí somente uma cor, podendo ser ela variada como: amarelo, vermelho, marrom ou verde. Se for azul, a pedra foi pintada, ou seja, a pedra seria falsa.


Ver também[editar | editar código-fonte]

Curiosidades

O Jaspe é outro membro da família das Calcedônias. Muitos especialistas em curas sugerem seu uso em elixires, porque não super estimularão nenhuma parte do corpo. De fato, esta pedra é considerada mais eficaz se usada por um longo período de tempo, pois ela trabalha lentamente.

Utilização[editar | editar código-fonte]

No local mais apropriado, em contato com a pele. Os locais específicos dependem da cor da pedra. Use por longos períodos, pois o Jaspe age lentamente. Coloque uma grande pedra de Jaspe Marrom, próprio para decoração, num cômodo, para que ele absorva energia negativa.

Locais aonde é encontrada

A pedra Jaspe pode ser encontrada no Brasil, na África do Sul, na Índia, na Austrália e em Madagascar.