Jesse Tyler Ferguson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Jesse Tyler Ferguson
Jesse Tyler Ferguson em 2014.
Nome completo Jesse Tyler Ferguson
Nascimento 22 de outubro de 1975 (39 anos)
Missoula, Montana
 Estados Unidos
Ocupação Ator
comediante
Cônjuge Justin Mikita
Atividade 1998–presente
Prémios Screen Actors Guild
SAG Award para Melhor Elenco Em Série - Comédia
2011 - Modern Family
2012 - Modern Family
2013 - Modern Family
IMDb: (inglês)


Jesse Tyler Ferguson (nascido em 22 de outubro de 1975) é um ator americano conhecido por interpretar Mitchell Pritchett no seriado da ABC, Modern Family que lhe rendeu três indicações ao Primetime Emmy Award de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia. Ele também interpretou o papel de Richie Velch no seriado da CBS, The Class.

Início da Vida[editar | editar código-fonte]

Ferguson nasceu em Missoula, Montana, e mudou-se para Albuquerque, no Novo México, onde ele foi criado. Aos oito anos ele decidiu se tornar um ator, e juntou-se aos Teatro Infantil de Albuquerque, onde ele foi um membro por seis anos. No colegial, Ferguson interpretou Albert Peterson, em Bye Bye Birdie, e General Bullmoose em Li'l Abner. Ele também se juntou ao time de debate de sua escola. Ele já trabalhou como dançarino/cantor no Parque de Diversões de Cliff.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Ferguson se formou em St. Pius X High School em 1994 e frequentou a Academia Americana Musical e Dramática (AMDA), em Nova York. Ele trabalhou principalmente em off-Broadway e shows da Broadway, incluindo o Tony Award-winning, The 25th Annual Putnam County Spelling Bee, onde ele foi o Leaf Coneybear original. No verão de 2007, Ferguson atuou no Teatro Público de Shakespeare na produção "A Midsummer Night's Dream", e co-estrelou o thriller de 2008, "Untraceable".

Atualmente, Ferguson desempenha o papel de Mitchell Pritchett, um advogado abertamente gay na aclamada série da ABC, Modern Family. Por sua atuação, Ferguson recebeu indicação três vezes consecutivas ao Emmy de Melhor Ator Coadjuvante em Série de Comédia (2010, 2011 e 2012).

Em março de 2012, Ferguson foi destaque na reconstituição do jugamento federal que derrubou a Proposta 8 da Califórnia que proíbe o casamento de pessoas do mesmo sexo. Ele interpretou Dr. Ilan Meyer ao lado de Dustin Lance Black. A produção foi realizada no Teatro Wilshire Ebell e teve transmissão ao vivo no YouTube para arrecadar dinheiro para a American "Foundation for Equal Rights", uma organização sem fins lucrativos que luta pelos direitos iguais.

Dia 6 de Março de 2012 no episódio de Piers Morgan Tonight, Kirk Cameron chamou a homossexualidade de não natural e "prejudicial para a sociedade". Ao ser questionado sobre tal afirmação Jesse Tyler Ferguson respondeu: "A única coisa não natural em eu ser gay é que eu tinha uma queda por Kirk Cameron cerca de 24 horas atrás".

Vida Pessoal[editar | editar código-fonte]

Em setembro de 2012, Ferguson anunciou seu noivado com o advogado Justin Mikita, seu namorado de quase dois anos.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Prêmios[editar | editar código-fonte]

  • 2005: Prêmio Drama Desk de melhor elenco por no Putnam County Spelling Bee.
  • 2010: Screen Actors Guild Award: Melhor Performance de Elenco em Série de Comédia por Modern Family.

Referências[editar | editar código-fonte]