Jet lag

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}

O Jet lag (em português: descompensação horária, ou em medicina, dissincronose) é uma fadiga de viagem, é uma condição fisiológica que é uma consequência de alterações no ritmo circadiano. As alterações podem provocar uma mudança do trabalho do organismo. O organismo de uma pessoa está acostumado com o tempo de rotação da Terra e quando uma pessoa viaja em um avião mudando de meridiano, pode ocorrer que o dia passe mais rápido e provoque o Jet lag. Acredita-se que a condição é o resultado do rompimento do ciclo " luz / escuridão ". Pode ser provocado por fatores ambientais.[1]

O Jet Lag ocorre como consequência de viagem através de vários fusos horários, o que se tornou comum com as viagens a jato e daí o nome em Inglês (Jet, jato; Lag, diferença de horário). Desta maneira após uma viagem passando por vários fusos horários a pessoa se sente como se o relógio interno dela (relógio biológico) não estivesse no mesmo do horário do local.

Desta maneira logo após uma viagem cruzando fusos horários há um distúrbio do sono pois a pessoa quer dormir no horário que estava habituada e não no horário local - isto denomina-se Jet Lag. Este é um tipo de Insônia pois não consegue dormir no horário que deveria.

Causa[editar | editar código-fonte]

Quando uma pessoa viaja entre vários fusos horários, o relógio biológico não fica de acordo com o horário do destino, pois o ritmo dia/noite em que a pessoa estava acostumada: o padrão natural do corpo é mudado, como por exemplo as horas de refeição, de repouso e regulação hormonal já não correspondem ao ambiente. Desde o momento da chegada no destino e adaptação ao horário local, a pessoa está sofrendo um jet lag.

A rapidez em que o corpo se ajusta ao novo horário varia de pessoa para pessoa. Enquanto algumas pessoas demoram muitos dias para se adaptar ao novo horário, outras demoram poucas horas para fazê-lo. Não é considerado jet-lag viajar por apenas uma ou duas zonas de fuso horário.[carece de fontes?]

A condição não é baseada no tamanho do vôo, mas pela distância transmeridiana viajada (leste-oeste). Um vôo entre Frankfurt e Joanesburgo, a rota está marcada na mesma zona de fuso horário, não causa jet-lag, enquanto um vôo entre Nova Iorque e Los Angeles pode causar. Também, a Linha Internacional de Data não pode ser cogitada como contribuindo para o jet-lag, uma vez que o máximo possível é de + ou -12 horas de diferença. Uma diferença horária de 20 horas causa apenas 4 horas de jet-lag. Porém, paradas podem complicar esta aritmética.

Outra causa para o jet lag pode também ser várias noites acordado consecutivamente, pois o organismo habitua-se a dormir a uma dada hora e demora-se a recuperar as horas de sono perdidas e o regresso ao estado normal.

Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.

Referências

  1. Maksel, Rebecca (18 de junho de 2008). When did the term "jet lag" come into use? (em inglês). AirSpaceMag.com. Página visitada em 03 de junho de 2013.