João Xifilino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para o patriarca de Constantinopla que era seu tio, veja João VIII de Constantinopla.
João Xifilino
Nascimento século XI
Morte Desconhecido
Cidadania Império Bizantino
Ocupação historiador
Obras destacadas Epitome from Cassius Dio's Roman History

João Xifilino (em grego: Ἰωάννης Η΄ Ξιφιλῖνος; em latim: Joannes Xiphilinus), dito Epitomator por sua epítome de Dião Cássio, viveu em Constantinopla durante segunda metade do século XI. Ele foi um monge e era sobrinho do patriarca João VIII de Constantinopla, um pregador renomado.[1]

Vida e obras[editar | editar código-fonte]

A epítome de Dião foi preparada por ordem de Miguel VII Ducas (1071 - 1078), mas infelizmente não sobreviveu completa. Atualmente, ela contém os livros 36 até 80, o período que inclui a época de Pompeu Magno e Júlio César até Alexandre Severo. No livro 70, o reinado de Antonino Pio e os primeiros anos de Marco Aurélio parecem ter se perdido na cópia sobrevivente, enquanto que nos livros 78 e 79, um original mutilado deve ter sido usado na cópia. Xifilino dividiu a obra em seções, cada uma contendo a vida de um imperador. Ele omitiu os nomes dos cônsules e, por vezes, alterou ou emendou o original. A epítome é valiosa por preservar os principais incidentes de uma época na qual a obra autoritativa de Dião está em falta.

Veja a edição Dio Cassius de H Reimar, ii; Dio de J. Melber na série de Teubner; C. Wachsmuth, Einleitung in das Studium der alten Geschichte (1895) e W. Christ, Geschichte der griechischen Litteratur (1808).

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]