Johann Kaspar Mertz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Translation Latin Alphabet.svg
Este artigo ou secção está a ser traduzido. Ajude e colabore com a tradução.
Johann Kaspar Mertz
Informação geral
Nome completo Johann Kaspar Mertz ( reg. batismo: Casparus Josephus Mertz)
Nascimento 17 de Agosto de 1806
Origem Bratislava
País Flag of the Habsburg Monarchy.svg Império Austríaco
Data de morte 14 de outubro de 1856 (50 anos), em Vienna
Gênero(s) Música clássica
Ocupação(ões) compositor, violonista
Instrumento(s) Guitarra clássica

Johann Kaspar Mertz (Madri, 17 de agosto de 180614 de outubro de 1856) foi um violonista e compositor Austríaco.

Biografia[editar | editar código-fonte]

JK Mertz foi um dos principais violonistas "virtuoso" e compositores durante os meados do século XIX[Nota 1] Ele nasceu Casparus Josephus Mertz de pais pobres em 17 de agosto de 1806 em Pressburg, Hungria (hoje Bratislava, capital da Eslováquia)[Nota 2] . Ele começou a tocar violão e flauta quando jovem e foi obrigado a dar aulas de música desde cedo. O registro mais antigo da sua actividade como concertista é de 1834, quando Mertz realizado em um concerto em Pressburg organizado por Johann Nepomuk Hummel, ele próprio um nativo daquela cidade.[Nota 3] Mertz deixou seu berço cerca de 1840.[Nota 4]


Notas[editar | editar código-fonte]

  1. Os ensaios da viúva do compositor, Josephine Mertz, sobre seu falecido marido, reminiscências de Mertz por Nikolai Makaroff, e a dissertação sobre a vida e trabalho do compositor fornecem a maior parte da informação biográfica do compositor. Ver Josephine Mertz, “Life of the Late J. K. Mertz,” trad. inglêsa J. M. Miller, Cadenza 1, no. 3 (Janeiro-Fevereiro 1895): 4; idem, “Johann Kaspar Mertz,” Mitteilungen 2, no. 12 (Dezembro 1901): 83-85; 3, nro. 1 (Fevereiro 1902): 9-12; Nikolai Makaroff, “The Memoirs of Makaroff,” trad. inglêsa V. Bobri e N. Ulreich, Guitar Review 3, 5 (1947): 56-59 e 109-113; Matanya Ophee, “The Memoirs of Makaroff--A Second Look,” Soundboard 9 (Inverno, 1982): 226-233; Astrid Stempnik, “Caspar Joseph Mertz: Leben und Werk des letzten Gitarristen im österreichischen Biedermeier” (Tese de doutorado, University of Berlin, 1989); e Brian Torosian, “Mertz In America” (tese D.M., Northwestern University, 2003).
  2. Tem havido alguma confusão sobre os nomes que as iniciais J. K. realmente representam. O compositor usou apenas as iniciais J. K. ao longo de sua carreira. A viúva do compositor identificava Mertz como “Josef Kaspar” em seus ensaios biográficos de seu falecido marido, enquanto a maioria das publicações alemãs na primeira metade do século XX referem-se ao compositor como Johann Kaspar. De acordo com um registro de batismo localizado por Astrid Stempnik, o nome do compositor era Caspar Joseph Mertz. A presente edição mantém as iniciais do compositor utilizadas ao longo de sua carreira.
  3. Para as datas e os locais de atividade dos concertos conhecidos de Mertz ver Stempnik, “Caspar Joseph Mertz,” 92-94.
  4. Josephine Mertz especifica 1840 como o ano da chegada do guitarrista, em Viena, mas é provável que Mertz, ocasionalmente, viajou para Viena a partir de Pressburg antes de 1840, aproximadamente uma viagem de cinquenta milhas a oeste de sua terra natal. As inundações do Danúbio de março de 1838, tiveram efeitos catastróficos sobre a Hungria ocidental, e pode ter sido um fator na mudança de Mertz. Em uma carta de 12 de Setembro de 1829, Chopin incluiu o nome Mertz em uma breve lista de músicos vienenses, com quem ele havia se familiarizado durante esta breve estadia: “Assim, em um dia, travei conhecimento com Meyseder, Gyrowetz, Lachner, Kreutzer, Schupanzig [sic], com Mertz, com Levi; em uma palavra com todos os grandes músicos de Viena.” Não há, no entanto outros relatos conhecidos de Mertz em Viena até 1840, o tempo de sua primeira atividade conhecida de concerto e publicações.