John Jesus Flanagan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
John Jesus Flanagan
campeão olímpico
Atletismo
Modalidade lançamento do martelo
Nascimento 9 de Janeiro de 1873
Kilbreedy, Irlanda
Nacionalidade Estados Unidos norte-americano
Falecimento 3 de junho de 1938 (65 anos)
Kilmallock, Irlanda
Medalhas
Jogos Olímpicos
Ouro Londres 1908 lançamento de martelo
Ouro St. Louis 1904 lançamento de martelo
Ouro Paris 1900 lançamento de martelo
Prata St. Louis 1904 arremesso de peso

John Jesus Flanagan (Kilbreedy, Irlanda, 9 de janeiro de 1873 - Kilmallock, 3 de junho de 1938) foi um atleta norte-americano, tricampeão olímpico do lançamento do martelo.

Irlandês de nascimento, Flanagan imigrou para os Estados Unidos aos 23 anos, em 1896, quando já era o recordista mundial desta prova, na qual era o astro de seu país natal.[1] Em 1900, ele representou seu novo país nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistando a medalha de ouro e sendo o único integrante sem formação universitária da equipe de atletismo a medalhar. No lançamento de disco, prova que também disputou, ficou em sétimo.

Em 1903, ele conseguiu emprego no Departamento de Polícia de Nova York, onde foi lotado na Seção de Licenças, e sem muito o que fazer, pôde continuar seus treinamentos. Com isso, em 1904 ele conquistou o bicampeonato olímpico nos Jogos de St. Louis quebrando o recorde olímpico e mundial da prova[1] e ainda foi medalha de prata no arremesso de peso de 56 libras.

Em 1908, John tornou-se tricampeão olímpico no martelo, quebrando o seu próprio recorde mundial, aos 40 anos de idade.[2] No ano seguinte, aos 41 anos, mais um recorde mundial - o atleta mais velho a conseguir isto - e a melhor marca de sua vida, 56m18.

Flanagan deixou a polícia nova-iorquina em 1910 quando seu departamento foi extinto e voltou no ano seguinte para a Irlanda, depois de 15 anos vivendo em seu país de adoção e pelo qual competiu em três Olimpíadas. Morreu em 1938, na pequena vila irlandesa de Kilmallock.

Nos Jogos Olímpicos de Amsterdã, em 1928, os Estados Unidos perderam pela primeira vez a medalha de ouro do lançamento do martelo. A prova foi vencida pelo irlandês Patrick O'Callaghan, que, ironicamente, havia sido treinado por John Jesus Flanagan.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]