Johnny Otis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde julho de 2010).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Ioannis Alexandres Veliotes[1] , mais conhecido como Johnny Otis (Vallejo, Califórnia, 28 de dezembro de 1921Los Angeles, Califórnia, 17 de janeiro de 2012) foi um músico norte-americano de blues e rhythm and blues, além de baterista, pianista, vibrafonista, cantor, líder de banda e empresário. Foi um dos mais importantes personagens brancos da história do rhythm & blues.

Depois de tocar em orquestras de swing, ele fundou sua própria banda em 1945. Com esse grupo, viajou em turnê extensiva pelos Estados Unidos como a "California Rhythm and Blues Caravan" ("Caravana do Rhythm and Blues da Califórnia"), emplacando vários sucessos em 1952.

Como produtor musical ele descobriu vários artistas, tornando-se também um influente disc jockey em Los Angeles. Mas ele continuou a tocar, obtendo grande êxito em 1958 com "Willie and the Hand Jive", que se tornaria sua canção mais conhecida.

Nos anos 60 Otis entrou para o jornalismo e depois para a política, não sendo muito bem sucedido. Ele continuou a tocar nos anos 80, embora seus inúmeros projetos paralelos tenham-no mantido afastado dos palcos por bastante tempo.

Ele está no Hall da Fama do Rock and Roll desde 1994.

Referências

  1. California Birth Index, 1905-1995 - online database on-line. The Generations Network (2005). Página visitada em 2009-11-23.