Liero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Joosa Riekkinen)
Liero
Plataforma(s) Linux, DOS
Lançamento 1998
Gênero(s) jogo eletrônico de tiro, Jogo eletrônico de rolagem lateral
Modos de jogo jogo eletrónico para um jogador

Liero é um jogo de computador para o DOS. Foi criado pelo programador finlandês Joosa Riekkinen em 1998. O jogo é descrito frequentemente como sendo uma versão em tempo real (isto é, não baseado em turnos ou rodadas) de Worms, ou o Quake III em duas dimensões.[1] 'Liero' é a palavra finlandesa para minhoca.

Em Liero duas minhocas lutam entre si até a morte para acumular pontos usando uma ampla variedade de armas numa tela bidimensional. Certas partes do terreno podem ser cavadas ou destruídas por explosões. Somando-se ao armamento, cada jogador tem uma corda ninja que pode ser usada para ir mais rápido no mapa.

As modalidades de jogo podem ser deathmatch, game of tag ou capturar a bandeira. Ele pode ser jogado por 2 jogadores humanos simultaneamente em split screen ou no modo de 1 jogador contra a IA do jogo, todavia a popularidade do jogo é originária em sua maior parte da jogabilidade humano vs. humano.

A última versão do jogo foi a versão 1.33. No entanto, Liero é um projeto abandonando, e devido à sua natureza de código fechado, nenhuma versão nova do software surgiu. Apesar disso, e contra a vontade do autor, a comunidade dos fãs vêm distribuindo várias versões alteradas (ou hackeadas) do jogo através da Internet, os chamados 'mods', ou 'total conversions' (TCs, conversões totais).

OpenLieroX, uma recriação do Liero

A comunidade dos fãs vêm crescendo desde o encerramento do projeto do Liero original, e vários clones do jogo para diferentes plataformas foram feitos, incorporando novas características, não presentes no jogo de Riekkinen.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]