José Pereira Salgado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Pereira Salgado
Nascimento 1 de abril de 1873
Morte 1946
Cidadania Portugal, Reino de Portugal
Alma mater
Prêmios
  • Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública
  • Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada

José Pereira Salgado ComSEGCIP (Porto, 1 de Abril de 1873 - Porto, 16 de Dezembro de 1946) foi um médico, químico e professor universitário português.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Frequentou o curso de Medicina na Escola Médico-Cirúrgica do Porto e viria a doutorar-se em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (1924) e pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1927).

Trabalhou com o Professor António Ferreira da Silva no Laboratório Municipal e mais tarde transferiu-se para o Laboratório de Química da Academia Politécnica do Porto.

A partir de 1911 assume as funções de 1.º assistente de Química na Faculdade de Ciências e em 1919 é contratado professor de Química Industrial da Faculdade Técnica (futura Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto)

Em 1922 é proposto para professor catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, mas mantendo o lugar de docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

Em 1923 com a morte do Professor António Ferreira da Silva assume a direção do Laboratório de Química da Faculdade de Ciências bem como a regência das cadeiras que este lecionava.

Em 1934, por designação do Governo Português, é nomeado reitor da Universidade do Porto, mandato que durou oito anos (1935-1943). Durante o seu mandato foram organizados congressos científicos, realizaram-se as comemorações dos centenários da Academia Politécnica do Porto (10 de abril de 1937), e da Escola Médico-Cirúrgica do Porto (18 de Abril de 1937).

É sob o seu mandato que são inauguradas as instalações da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto na Rua dos Bragas.

Em 1943, quando se jubila, recebe o título de Reitor Honorário e é homenageado por toda a Academia.

São da sua autoria as seguintes obras:

  • A Química e a Física em Portugal (Lisboa, 1929);
  • A Química na Academia Politécnica do Porto (Porto, 1937).

Foi um dos membros fundadores da Sociedade Portuguesa de Química e sócio correspondente da Sociedade Brasileira da Química, foi Comendador da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada a 5 de Outubro de 1934 e foi, ainda, galardoado com a Grã-Cruz da Ordem da Instrução Pública a 28 de Maio de 1937,[1] Grande-Oficial da Ordem da Coroa da Bélgica, e Comendador da Ordem da Coroa de Itália.

Em 1 de abril de 1952 a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto atribui o seu nome ao Laboratório de Química Industrial.

Referências

  1. «Cidadãos Nacionais Agraciados com Ordens Portuguesas». Resultado da busca de "José Pereira Salgado". Presidência da República Portuguesa. Consultado em 30 de outubro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.