José Reis da Silva Ramos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
José Reis da Silva Ramos
José Reis da Silva Ramos
Nascimento 15 de agosto de 1946 (77 anos)
Oliveira do Douro, Portugal
Nacionalidade Portuguesa
Ocupação Presidente da Salvador Caetano Indústria


Presidente & CEO da Toyota Caetano Portugal
Vice-Presidente da Associação Automóvel de Portugal

José Ramos nasceu a 15 de agosto de 1946 na freguesia de Oliveira do Douro, em Vila Nova de Gaia. É formado em Engenharia Metalúrgica, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Entrou para a Salvador Caetano com apenas 22 anos, em 1968, ano da chegada a Portugal da Toyota. Começou primeiro a trabalhar na Empresa de fabrico dos autocarros Salvador Caetano (agora CaetanoBus) e foi até 1975 assistente de Salvador Fernandes Caetano, Fundador e à data Presidente do Conselho de Administração do Grupo Salvador Caetano. 

Nesse mesmo ano passou a integrar a Administração da Empresa e, mais tarde, em 1986, assume a posição de Vice-Presidente da Salvador Caetano – I.M.V.T. (hoje Toyota Caetano Portugal – TCAP).

Dando continuidade à liderança e à solidez que a Empresa vem consolidando no mercado e no Grupo Salvador Caetano, em 2010, assume a Presidência da TCAP, três anos depois da Toyota ter atingido em Portugal a marca de 500.000 unidades vendidas.

Acumula ainda vários outros cargos de responsabilidade noutras empresas do Grupo Salvador Caetano, das quais se destacam a Presidência da Salvador Caetano Indústria SGPS, da CaetanoBus, da Caetano Aeronautic, da Caetano Auto, da Rigor, da Lusiletra, da Portianga, da Robert Hudson e da Salvador Caetano África SGPS. 

Voz ativa na indústria automóvel, José Ramos assumiu a presidência da ACAP – Associação Automóvel de Portugal – entre 2007 e 2013, mantendo atualmente a Vice-Presidência da Direção.  Como reconhecimento pelo contributo profissional e dedicação pessoal à Associação desde longa data, de que se destaca a liderança ao longo dos 2 mandatos, a ACAP homenageou-o com um Prémio de Honra em 2013.

Em complemento às lides empresariais, em 2002 é nomeado Cônsul Honorário do Japão, cabendo-lhe a missão de promover na sua atividade a ligação entre os dois países.

O prestígio angariado enquanto empresário, gestor e cidadão, levou-o a outros reconhecimentos. Em 2015 recebe a condecoração da “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Laço”; uma das mais altas distinções concedidas pelo Imperador do Japão a cidadãos estrangeiros que têm contribuído grandemente para o desenvolvimento do mútuo entendimento e dos laços de amizade entre o Japão e os outros países.

Resultante do seu trabalho como empresário reconhecido no setor automóvel para o desenvolvimento da Economia Portuguesa, nomeadamente na região do Grande Porto, assim como do seu empenho pessoal, foi homenageado em 2009 com a Medalha de Ouro da Cidade de Vila Nova de Gaia e, em 2013, a Medalha de Mérito da Freguesia de Oliveira do Douro. Em 2016, foi-lhe também atribuída a Medalha de Mérito Municipal Ouro pelo Município de Ovar. 

Referências