Joseph Mears

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Joseph Theophilus "JT" Mears (1871 - outubro de 1935), foi um empresário inglês, o mais notável por ter sido cofundador do Chelsea F.C..

Ele nasceu em 1871 em Hammersmith, Londres, o filho mais velho de Joseph Mears, um construtor.

Em 1896, Mears e seu irmão Gus compraram o Stamford Bridge Athletics Ground e fundaram o Chelsea Football Club em 1905. Embora ele nunca tenha sido presidente, Joseph foi a "influência dominante" no clube após a morte de seu irmão em 1912 com seu filho, Joe Mears [en], e seu neto, Brian Mears [en], ambos servindo mais tarde como presidente do clube de futebol.

Em 1907, Mears adquiriu o negócio da Thames Electric & Motor Launch Co na Eel Pie Island [en] e continuou a construir uma grande frota de lançamentos de passageiros no Tamisa.

Em 1919 ele formou seu negócio em Joseph Mears Launches & Motors Ltd, e adquiriu uma garagem em Richmond, junto com vários ônibus motorizados. A empresa continuou até 1945, quando passou para uma empresa recém-formada, a Thames Launches Ltd[1].

Ele formou Joseph Mears Cinemas Ltd que construiu um grupo de cinemas ao redor da área de Richmond[2]. Vários dos cinemas foram posteriormente vendidos para a Odeon Cinemas, incluindo o Richmond Kinema que se tornou o Odeon Richmond e o Kensington Kinema que, de forma semelhante, se tornou o Odeon Kensington[2].

Mears foi prefeito de Richmond de 1931 a 1932.

Ele morreu em outubro de 1935 e está enterrado no cemitério de Richmond em Londres. Mears deixou uma fortuna estimada em £30 milhões de Libras.

Referências

  1. «Joseph Mears - Thames Launches - River Thames London Passenger Boats». www.simplonpc.co.uk. Consultado em 31 de outubro de 2021 
  2. a b «Odeon Richmond in Richmond upon Thames, GB - Cinema Treasures». cinematreasures.org. Consultado em 31 de outubro de 2021