Karbala

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Dezembro de 2012).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Karbala (Karbala al-Muqaddasah)
كربلاء
Muçulmanos xiitas fazem o seu caminho para a Mesquita Imam Husayn em Karbala, no Iraque em 2008.
Muçulmanos xiitas fazem o seu caminho para a Mesquita Imam Husayn em Karbala, no Iraque em 2008.
País  Iraque
Província Karbala

Karbala (em árabe:كربلاء; outras grafias: Kerbala, Kerbela) é uma cidade do Iraque, localizada a cerca de 100 km a sudoeste de Bagdá. Karbala é a capital da Província de Karbala, e tem uma população estimada de 572.300 habitantes (2003).

A cidade, mais conhecida como o local da Batalha de Karbala (680 D.C), está entre as cidades mais sagradas para os xiitas muçulmanos após Meca, Medina e Najaf. A cidade possui o Santuário Imam Husayn que é considerado sagrado pelos xiitas, assim como o santuário do seu meio-irmão, Al-Abbas ibn Ali.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Existem várias teorias quanto à origem do nome Karbala. Uma hipótese é a crença tradicional do geógrafo Turco Yaqut al-Hamawi, de que o nome é uma versão árabe feminina alternativa de karbalah "terra fofa".

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Iraque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.