Mossul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Moçul
الموصل
Tigris river Mosul.jpg
País  Iraque
Província Ninawa
Altitude 223 m
População  
  Urbana 1,800,000


Moçul ou Mossul (em árabe: الموصل al-Mawsil) é uma cidade no norte do Iraque e a capital da Província de Ninawa, a cerca de 400 km a noroeste de Bagdá. A cidade original fica na margem oeste do rio Tigre, oposta à antiga cidade assíria de Naīnuwa, na margem oriental, mas a área metropolitana já cresceu a ponto de abranger áreas significativas em ambas as margens, com cinco pontes ligando os dois lados. A maioria de sua população atualmente é árabe (com os assírios, armênios, turcomanos e as minorias curdas). É a terceira maior cidade do Iraque, após Bagdá e Baçorá.[1]

Atualmente a cidade é dominada pelo grupo terrorista Estado Islâmico (EI), sendo declarada sua capital em solo iraquiano, adotando, portanto, a bandeira do grupo.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

O nome da cidade foi primeiramente mencionado por Xenofonte em 401 A.C. em seus registros expedicionários. Lá, observa uma pequena cidade chamada "Mépsila" (em grego antigo Μέψιλα) às margens do Rio Tigre, perto de onde é atualmente, atual Mossul. Talvez seja mais seguro assimilar Mépsila de Xenofonte com o sítio de Iski Mossul (ou velha Mossul), 32 km ao norte da Mossul moderna. Seja como for, o nome Mepsila é, sem dúvida, a raiz para o nome moderno.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. MAALOUF, Amin. As Cruzadas vistas pelos árabes. Editora brasiliense: São Paulo, 1994.
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia do Iraque é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.