Kay Francis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Junho de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Nuvola apps important.svg
A tradução deste artigo ou se(c)ção está abaixo da qualidade média aceitável.
É possível que tenha sido feita por um tradutor automático ou por alguém que não conhece bem o português ou a língua original do texto. Caso queira colaborar com a Wikipédia, tente encontrar a página original e melhore este artigo conforme o guia de tradução.
Kay Francis
Kay Francis
Nome completo Katherine Edwina Gibbs
Nascimento 13 de janeiro de 1905
Oklahoma City, Oklahoma
Nacionalidade Estados Unidos Norte-americana
Morte 26 de agosto de 1968 (63 anos)
New York City (New York), Estados Unidos
Ocupação Atriz
Cônjuge John Meehan
William Gaston
James Dwight Francis
Kenneth MacKenna>
Eric Barnekow
Atividade 1925 - 1948
IMDb: (inglês)

Kay Francis (13 de janeiro de 1905 - 26 de agosto de 1968) foi uma atriz estadunidense de cinema e teatro. Na década de 1930 foi a principal estrela feminina da Warner Brothers e a mais bem paga. Era chamada de "rainha da Warners Brothers".

Biografia[editar | editar código-fonte]

My Bill (1938).

Kay Francis nasceu Katharine Edwina Gibbs, no dia 13 de janeiro de 1905 em Oklahima City, Oklahoma no Estados Unidos.

Filha de um empresário e de uma atriz. Quando tinha quatro anos de idade seu pais se separaram. Aos cinco anos ela e sua mãe foram para Nova York onde ela se dedicou aos estudos. Aos 17 anos ela ficou noiva e se casou com James Dwight Francis, de quem adotou o sobrenome, o casamento acabou em divórcio.

Em 1925 Kay se divorciou e decidiu seguir os passos da mãe no teatro. No mesmo ano, estreou na Broadway e se casou com William Gaston. Em 1927 já divorciada de Gaston, Kay ficou noiva de Alan Ryan Jr e prometeu a família dele que abandonaria a carreira de atriz. Mas a promessa não durou e em 1928 ela estava de volta aos palcos. Lá ela atuou em uma peça com Walter Huston, que ficou impressionado com sua atuação e a encorajou a fazer um teste para o cinema. Ela conseguiu o papel em Gentlemen of the Press em 1929.

Francis assinou contrato com a Paramount em 1929. Entre 1929 e 1931 atuou em cerca de 21 filmes, seis com William Powell,tornando-se uma dupla frequente no cinema. Em meados dos anos 1930 Kay tornous-se o exemplo de "garota elegante americana", graças a sua beleza morena, altura, voz marcante, seus looks e sua presença de palco.

Em 1932 assinou contrato com a Warner Brothers que a prometeu status, salário melhor e papéis mais simpáticos. Junto com William Powell e Ruth Chatterton (que assinaram contrato junto com Kay), foram elevados ao status de estrelas.

Em 1930 ela estava casada com John Meehan, mas ao chegar em Hollywood começou a ter um caso com o ator Kenneth MacKenna, e em 1931 estavam casados. Em 1934 se divorciou novamente, ainda se casou mais uma vez em 1939, mas nunca teve filhos. Entre 1932 e 1936 Kay foi a grande estrela de Hollywood. Mas, ela não tinha liberdade para escolher seus papéis, o que causou uma série de atritos com o estúdio, que também queria diminuir seu salário, alto demais para a época. Ela então decidiu processar a Warner tentando cancelar seu contrato.

Em 1939 seu contrato com a Warner foi cancelado e ela não conseguiu mais assinar com outro estúdio. Ela passou então a atuar esporadicamente, mas não como estrela de filmes, apenas como coadjuvante.

Durante a Segunda Guerra Mundial, passou a fazer trabalho voluntário e turnês a bases militares. Após a guerra Kay estava oficialmente desempregrada. Conseguiu papel em três filmes em 1945 e 1946. Em 1948, já com a saúde em declínio, foi forçada a se aposentar, após uma grave queimadura em um radiador.

Em 1966 foi diagnosticada com câncer de mama, passou por uma mastectomia, mas já era tarde o câncer havia se espalhado. Faleceu em 1968.

Filmografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Kay Francis

Referências